A mil dias dos Jogos, objetivo brasileiro é Top-10

Santiago 2014 e Toronto 2015 ajudarão a definir a delegação brasileira para o Rio 2016 / Foto: Valterci Santos / AGIF / COB

Rio de Janeiro - Faltando mil dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) segue trabalhando intensamente para colocar o Brasil entre os dez países mais bem colocados no quadro geral de medalhas do evento. Dentro do planejamento estratégico do COB, os primeiros anos deste ciclo olímpico são voltados para a qualificação técnica das equipes brasileiras. O que o COB está fazendo através de três ações básicas: contratação de treinadores, brasileiros ou estrangeiros; desenvolvimento de equipes multidisciplinares; e ações diretas de ciências do esporte na preparação dos atletas. Nos mil dias que faltam para os Jogos Rio 2016, essas ações serão intensificadas ao mesmo tempo em que a delegação brasileira começará a ser formada com base na participação nos Jogos Sul-americanos de 2014 e Pan-americanos de 2015, assim como nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014.

“Este foi um ano muito bom para o esporte olímpico brasileiro. Em termos de resultados, o melhor ano pós-olímpico do Brasil. Isso não é garantia de medalhas para 2016, mas mostra que estamos no caminho para atingir a meta estipulada pelo COB de terminar os Jogos Olímpicos Rio 2016 entre os 10 primeiros colocados no quadro geral de medalhas”, disse Marcus Vinicius Freire, diretor-executivo de esportes do COB.
 
O Comitê Olímpico monitora os principais atletas brasileiros, buscando atender, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, suas principais necessidades em termos de treinamento esportivo. Um dos objetivos principais desse monitoramento é avaliar que etapa o Brasil atingiu no processo de preparação das equipes para 2016, através da comparação de resultados obtidos em campeonatos mundiais ou rankings das federações Internacionais. Até este momento, o Brasil conquistou 25 medalhas nos Campeonatos Mundiais ou competições equivalentes realizadas em 2013. Esse resultado é bem superior aos primeiros anos dos ciclos olímpicos anteriores.
 
“O COB já vem realizando, entre outras ações, um acompanhamento individualizado com os principais atletas do Brasil, oferecendo o suporte das Ciências do Esporte, tais como fisiologia, psicologia, nutrição, cinemática, biomecânica e fisioterapia, entre outras, além de maior apoio às equipes técnicas dos atletas. Investir nos detalhes vai fazer a diferença”, disse Marcus Vinicius.
 
Em 2014 o COB vai intensificar o processo de qualificação técnica das equipes brasileiras. Em março, o Brasil disputará os Jogos Sul-americanos de Santiago, no Chile, com cerca de 500 atletas. Muitos destes atletas estarão nos Jogos Olímpicos.  Em 2015, será a vez dos Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá, quando a delegação estará ainda mais próxima daquela que disputará o evento esportivo mais importante da história do Brasil, os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook