Atletas olímpicos e Pan-americanos serão embaixadores da primeira etapa dos Jogos Escolares

Etapa de 12 a 14 anos do evento que releva mais atletas olímpicos para o país será realizada em setembro, na capital paranaense / Foto: Flavio Florido/Exemplus/COBEtapa de 12 a 14 anos do evento que releva mais atletas olímpicos para o país será realizada em setembro, na capital paranaense / Foto: Flavio Florido/Exemplus/COB

Curitiba - Curitiba (PR) sediará a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, para jovens dos 12 aos 14 anos, entre os dias 12 e 21 de setembro. E já entrando no clima do evento, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu os embaixadores da primeira etapa da competição. Eles são responsáveis por passar suas experiências aos jovens atletas, através do contato direto, palestras e atividades educativas.
 
Entre os embaixadores para a etapa de Curitiba, quase todos tiveram passagens pelos Jogos Olímpicos ou Pan-americanos. Destaque para o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008 e atual presidente da Comissão de Atletas do COB. Fabiana Murer, medalhista pan-americana e campeã mundial indoor do salto com vara, também estará em Curitiba, junto a Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade.
 
“Eu participei várias vezes dos Jogos Escolares como atleta. Quando morava em Recife, essa era uma das competições mais importantes para o meu colégio. E agora terei a honra de ser uma das Embaixadoras da etapa de Curitiba. Estou muito feliz e motivada com essa função”, disse Etiene Medeiros, primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-americanos – nos 100m costas de Toronto 2015. “Na minha época de atleta estudantil, eu encontrava várias amigas e já começava uma rivalidade sadia nos Jogos Escolares. Afinal, esse é o objetivo, começar já com o alto rendimento de forma progressiva desde a época da escola”, disse a nadadora, recordista mundial dos 50m costas em piscina curta.
 
Além de Etiene, Tiago e Fabiana, também serão embaixadores na capital paranaense: Gideoni Monteiro (ciclismo), Jéssica Maier (ginástica rítmica), Luiz Henrique dos Santos (badminton), Aline Silva (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Rodrigo Hardy (futsal) e Silvia Helena Pereira (handebol).
 
Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
 
O evento - Cerca de 3.800 jovens atletas estarão reunidos em Curitiba, em setembro, para a disputa de 13 modalidades: Atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
 
A competição reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. Entre os dias 16 e 25 de novembro, será a vez de Brasília (DF) receber a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook