Dia olímpico, uma data a ser celebrada por todos os esportistas do mundo

Data comemora o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional / Foto: Divulgação/COIData comemora o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional / Foto: Divulgação/COI

Rio de Janeiro - No dia 23 de junho de 1894, durante um congresso de educação e pedagogia, o Barão Pierre de Coubertin defendeu a criação de um órgão internacional que unificasse as diferentes disciplinas esportivas e que promovesse a realização, a cada quatro anos, de uma competição internacional entre atletas amadores, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na história do Estado grego.
 
Neste dia era formado o Comitê Olímpico Internacional (COI), e ficou decidido que os I Jogos Olímpicos da Era Moderna seriam celebrados, dois anos depois, em Atenas, na Grécia.
 
Em todo o mundo, o dia 23 de junho é marcado pela comemoração do aniversário da fundação do COI. No Brasil, o Dia Olímpico também é o Dia Nacional do Esporte.
 
“Esta é uma data muito importante para todo o Movimento Olímpico Internacional, pois marca o aniversário do COI. O Dia Olímpico deve ser celebrado por todos esportistas, profissionais ou não. Desde sua fundação, o COI sempre procurou divulgar e apoiar os ideais olímpicos através do respeito mútuo, amizade entre os povos e a incessante busca pela excelência”, ressalta o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman.
 
O Comitê Olímpico do Brasil foi o primeiro Comitê Olímpico Nacional da América do Sul a ser fundado. No último dia 8 de junho, o COB completou 103 anos de uma história repleta de conquistas memoráveis.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook