COB lança 5ª turma do Programa de Carreira do Atleta

Programa é desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o departamento de Educação do COB / Foto: Heitor Vilela/COBPrograma é desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o departamento de Educação do COB / Foto: Heitor Vilela/COB

Rio de Janeiro - Na semana em que se comemora o Dia Olímpico, em 23 de junho, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu nesta terça-feira, dia 20, em sua sede no Rio de Janeiro, nove dos 16 participantes da quinta turma do Programa de Carreira do Atleta (PCA), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).
 
Essa edição do PCA vai atuar no núcleo de Atletas em Transição de Carreira, para aqueles que já encerraram a carreira esportiva ou que desejam se preparar para deixar as atividades de atleta de alto rendimento de forma mais planejada e assistida.
 
Lançado em 2011 pelo Instituto Olímpico Brasileiro, o PCA já atendeu 53 atletas entre medalhistas olímpicos e mundiais, que participaram de um total de 472 sessões de coaching e receberam 30 bolsas de estudos para realizar cursos de capacitação, graduação e pós-graduação. Em 2016 o programa também capacitou oito atletas e ex-atletas para atuarem como coaches assistentes.
 
Além da penta-atleta Yane Marques, a nova turma do PCA conta com medalhistas olímpicos e mundiais, como Aline Silva (Lutas), Erika Coimbra (vôlei), Evelyn dos Santos (atletismo), Fabiana Beltrame (remo), Fernanda Ferreira (vôlei), Jade Barbosa (ginástica artística), Luana Bartholo (remo), Tiago Camilo (judô) e Thaíssa Presti (atletismo), que estiveram no evento de lançamento no COB. Além deles, Daniela Piedade (Handebol), Daniele Hypólito (Ginástica Artística), Érika de Souza (basquete), Fabiana “Dara” Diniz (handebol), Henrique Barbosa (natação) e Luciano Correa (judô) também participam da quinta turma do PCA.
 
Na equipe de funcionários do COB,  23 ex-atletas e treinadores olímpicos e pan-americanos trabalham diretamente na gestão dos projetos de capacitação e desenvolvimento de atletas e modalidades. Muitos deles passaram pelo Programa de Carreira do Atleta.
 
“A evolução do esporte passa necessariamente pela participação direta dos atletas e ex-atletas. O COB acredita e pratica isso. E hoje estamos pensando no atleta não só nas quadras, pistas e piscinas, mas na direção do esporte no país.  Mas, para isso, é preciso estudo, dedicação e esforço. É preciso manter o mesmo foco e disciplina que o atleta teve durante sua carreira esportiva ”, disse Augusto Heleno Pereira, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de Educação do COB. “O nosso trabalho com esse programa é orientar o potencial do atleta para uma nova carreira. O objetivo final é transformar o Brasil em uma potência olímpica, usando também a Educação, o grande instrumento de transformação do ser-humano”, concluiu Heleno.
 
O lançamento da quinta turma do PCA também contou com a presença de Nalbert Bitencourt, campeão olímpico do vôlei em Atenas 2004. Nalbert participou da primeira edição do PCA e falou sobre sua experiência pós-carreira e como o PCA ajudou nos novos desafios.  “Chega uma hora em que o atleta tem que colocar um ponto final em sua carreira e seguir orgulhoso por novos caminhos”, explicou Nalbert. “Quando entrei no Programa de Carreira do Atleta do COB, um novo mundo de abriu à minha frente. Foi com esse auxílio que eu identifiquei a necessidade de fazer uma faculdade de Comunicação e Marketing e hoje esse é o meu caminho”, disse o campeão olímpico.
 
Com abrangência nacional, o PCA atua em três principais núcleos: Atletas Jovens Talentosos, Atletas de Alto Rendimento e Atletas em Transição de Carreira Esportiva. Todos são beneficiados por meio de diferentes serviços tendo como objetivo oferecer suporte educacional e para a transição de carreira, como oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas e processos de Coaching. É a partir do PCA que o COB oferece suporte aos atletas para conquistarem no mercado de trabalho o mesmo sucesso alcançado em suas carreiras esportivas.
 
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é o departamento de educação do COB para o esporte olímpico. O seu objetivo maior é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. Em cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento. O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores, além de realizar Projetos Especiais.
 
Sobre o Dia Olímpico - O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem como objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. No Brasil, o COB irá lançar, na próxima sexta-feira, a campanha “Valores Time Brasil”, focada nos atletas e em suas histórias de superação. O lançamento da campanha, que visa aproximar atletas e torcedores até os Jogos de Tóquio 2020, acontece com uma exposição de fotos no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook