CT Time Brasil recebe 91 treinadores da turma da ABT

Segundo módulo presencial acontece a partir de domingo, dia 4, com aulas sobre Comunicação, Psicologia e Doping, entre outras atividades / Foto: Heitor Vilela/COBSegundo módulo presencial acontece a partir de domingo, dia 4, com aulas sobre Comunicação, Psicologia e Doping, entre outras atividades / Foto: Heitor Vilela/COB

Rio de Janeiro - O Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, vai além de ponto de encontro e preparação dos atletas de alto rendimento do país.
 
Ele também é a sala de aula dos cerca de 90 treinadores de atletismo, ciclismo, canoagem e remo de todo o país que participam da terceira turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) e que, a partir deste domingo, dia 4, estarão no local para o segundo módulo presencial do Curso de Esporte de Alto Rendimento, área de Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte.
 
Nesse novo módulo presencial a ABT aborda temas como Psicologia e Doping no esporte de alto rendimento, Monitoramento e controle da carga de treinamento, Biomecânica do movimento no esporte e Estruturação e periodização do treinamento. As aulas seguem até o próximo domingo, dia 11, e o curso também contará com uma palestra especial com o professor Ney Pereira, especialista em Comunicação Empresarial.
 
“Em todo módulo presencial tentamos oferecer um assunto especial que seja importante para a formação desses treinadores, mas que não seja algo específico sobre determinada modalidade. Nesse, abordamos a Comunicação com o especialista Ney Pereira, que vai passar aos treinadores técnicas de apresentação e maneiras de se comunicar com os atletas, instituições e gestores”, explica Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).
 
A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico do Brasil. Além da parte teórica, a ABT tem uma parte prática com o programa de Estágios Internacionais, com a participação de nomes consagrados do esporte olímpico mundial. O objetivo é promover a vivência da prática esportiva através de métodos e técnicas aplicados ao dia a dia do treinamento e competições.
 
Em quatro anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Desse número, 78 treinadores estiveram envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo Comitê Olímpico do Brasil através de bolsas concedidas aos treinadores.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook