CT Time Brasil recebe regularmente mais de 200 atletas de 12 modalidades

E-mail Imprimir

Administrada pelo COB, instalação no Parque Aquático Maria Lenk é ponto de encontro e preparação dos atletas de alto rendimento do Brasil / Foto: Rafael Bello/COBAdministrada pelo COB, instalação no Parque Aquático Maria Lenk é ponto de encontro e preparação dos atletas de alto rendimento do Brasil / Foto: Rafael Bello/COB

Rio de Janeiro - A judoca campeã olímpica Rafaela Silva treina duro no tatame da sala de combate. Na piscina, as equipes brasileiras de saltos ornamentais e nado sincronizado ensaiam seus movimentos lado a lado. As jovens Rebeca Andrade e Flavia Saraiva, da ginástica artística, também batem ponto constantemente no local.
 
Kahena Kunze, medalha de ouro na vela no Rio 2016, fez um tratamento de fisioterapia no local, se encantou com o espaço e agendou um treino. Enquanto isso, a moderna e bem equipada academia ganha ares de Vila Olímpica e se transforma em um verdadeiro ponto de encontro entre atletas do Time Brasil de diversos esportes, em um clima de integração e muita disposição. Tudo isso em um mesmo local, o Centro de Treinamento Time Brasil, montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parque Aquático Maria Lenk, que vem recebendo regularmente mais de 200 atletas de 12 modalidades olímpicas (atletismo, caratê, ginástica artística, judô, nado sincronizado, natação, saltos ornamentais, snowboard, tênis, vela, vôlei de praia e wrestling).
 
A utilização do Parque Aquático Maria Lenk é um compromisso do COB com o legado olímpico. Além do local, a entidade também administra o Centro de Treinamento de ginástica artística, na área de aquecimento da Arena da Barra, que será reaberto no final de abril.  Palco das partidas de polo aquático no Rio 2016 e administrado pelo COB desde 2009, o Parque Aquático Maria Lenk  está sendo utilizado de forma plena desde que foi reaberto após os Jogos Olímpicos. Para maio está programada a maior competição nacional de natação, que também leva o nome da pioneira do esporte no país.
 
A moderna Sala de Força e Condicionamento do CT Time Brasil é o local de encontros e troca de experiências entre os atletas das diferentes modalidades que frequentam o espaço. Uma das mais equipadas e modernas salas de preparação física do Brasil, voltada especialmente para o esporte de alto rendimento, oferece todas as condições para o treinamento de atletas.
 
“Eu passo a maior parte dos meus dias aqui. A estrutura é excelente, tanto na parte da sala de força quanto no dojô. Não falta nada e a qualidade de treinos aqui é incrível", resumiu o judoca Ruan Isquierdo, que treina há dois anos no Maria Lenk.
 
Bem ao lado da academia, no tatame da Sala de Esportes de Combate, a japonesa Yuko Fujii, treinadora da seleção brasileira de judô, comanda os trabalhos duas vezes por semana. Craques das artes marciais, como a campeã olímpica Rafaela Silva, Victor Penalber e Mariana Silva, que participaram do Rio 2016, são figurinhas carimbadas no CT do COB. Os treinos pesados no espaço vêm deixando Rafaela em forma e os resultados já começaram a aparecer. No fim de março, a judoca foi medalha de prata no Grand Prix de Tbilisi, na Georgia.
 
“Aqui tem a parte física, a parte técnica e agora tem a sala da massagem, onde a gente dá uma descontraída. Tudo o que a gente precisa para o judô temos aqui. Está com uma dor, tem o fisioterapeuta, o massoterapeuta. Tem o tatame para a gente fazer o treino técnico e a parte física. Tem até uma banheira de gelo, não falta nada aqui. Aqui no Maria Lenk é o espaço do sofrimento. A gente vem pra cá e volta pra casa quase chorando. Se você quer sofrer, pode vir pro Maria Lenk”, brincou Rafaela Silva, que ainda tem a facilidade de morar perto do Maria Lenk, chegando em pouco tempo para os treinos no local.
 
Com as altas temperaturas do Rio de Janeiro, trabalhar na piscina é um privilégio. Quem aproveita deste benefício são as equipes de nado sincronizado e saltos ornamentais do Brasil. A piscina olímpica também está sempre com atividades e recebe diariamente nadadores de clubes do Rio de Janeiro e de fora do estado. Um dos promissores talentos do esporte nacional, o fundista Guilherme Costa, recordista sul-americano dos 1500m livre, é um dos que realiza sua preparação no local.
 
“Eu treino aqui no CT Time Brasil de segunda a sábado. Os aparelhos são de primeira qualidade. Além disso, treinar ao lado de atletas de outras modalidades é muito legal. E ainda tem a inspiração. A Rafaela Silva está sempre aqui, as meninas da ginástica. Isso ajuda bastante a motivar”, destacou Ingrid Oliveira, dos saltos ornamentais.
 
O CT Time Brasil abriga ainda salas de fisioterapia e massoterapia, além da temida banheira de gelo (crioterapia), para a recuperação muscular após os exercícios. O COB segue investindo na melhoria e capacitação do local. Em breve, a área de Ciências do Esporte do CT Time Brasil ficará ainda mais robusta, quando será inaugurado um moderno laboratório esportivo, com pesquisas e análises em 13 áreas, à disposição dos principais atletas do país.
Além de um espaço para treinamento funcional, salas de descanso com 36 camas e refeitório para alimentação dos atletas, o CT Time Brasil possui ainda um ginásio com trampolins, colchões, camas elásticas e caixotes, para os treinos no seco de saltos ornamentais.
 
“Aqui temos o primeiro ginásio específico para saltos ornamentais no Rio de Janeiro e já sentimos a diferença. Temos progredido bastante e, até Tóquio 2020, só temos a melhorar. Os trampolins são maravilhosos. O centro de treinamento aqui com certeza é top de linha e temos tudo do bom e do melhor. Além disso, treinar ao lado de pessoas como a Rafaela Silva, que é campeã olímpica, é encorajador. Aqui já é um aquecimento para essa confraternização do Time Brasil. A gente já vê a nossa equipe mais unida para chegar nas competições multiesportivas. Já estamos torcendo um pelo outro”, destacou a saltadora Tammy Galera.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Copa Brasil de Vela

Confira os melhores momentos da Copa Brasil 

 

 

 
Olimpíadas

Carlos Nuzman 

São Paulo - Presidente do COB fala sobre o ano de 2013 e os Jogos Olímpicos de 2016

Rip Curl Grom Search 2017

Maresias - Confira tudo o que rolou na grande final

Mascotes
Curta - EA no Facebook