Centro de treinamento Time Brasil recebe terceira turma da ABT

Treinadora Letícia Pessoa, do vôlei de praia, ministrou Aula Magna de abertura para alunos de atletismo, ciclismo, canoagem e remo / Foto: Heitor Vilela/COBTreinadora Letícia Pessoa, do vôlei de praia, ministrou Aula Magna de abertura para alunos de atletismo, ciclismo, canoagem e remo / Foto: Heitor Vilela/COB

Rio de Janeiro - Em 2016 eles passaram por 372 horas de aulas divididas em quatro módulos presenciais, três a distância e uma semana de estágio internacional. E neste ano a presença promete ser ainda melhor.
 
Mais de 100 treinadores de atletismo, ciclismo, canoagem e remo que foram aprovados na turma do Curso de Detecção, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) se reuniram nesta segunda-feira, dia 10, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, para o primeiro módulo presencial de 2017 da ABT, agora abordando o Curso de  Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte, com foco no treinamento de atletas de alto rendimento. Como primeira atividade, os alunos participaram de uma aula magna com a treinadora de vôlei de praia Letícia Pessoa, responsável pelas conquistas das medalhas olímpicas de prata de Alison e Emanuel, em Londres 2012, e de Adriana Behar e Shelda, em Atenas 2004 e Sidney 2000.
 
A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e tem como objetivo complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. As aulas do primeiro módulo presencial no Centro de Treinamento Time Brasil seguem até o sábado, dia 15, abordando temas como: Treinador e suas Competências no Esporte; Estudos das Capacidades Motoras; Métodos de Treinamento; Fisiologia no Esporte de Alto Rendimento; Testes, Medidas e Avaliação no Esporte e Estudos de Caso. 
 
“Os alunos dessa segunda etapa da terceira turma já estão familiarizados com a dinâmica da ABT e irão aprimorar o que foi aprendido no ano passado. Em 2016 a ABT foi voltada à identificação e desenvolvimento de talentos, com um retorno muito bom nos trabalhos apresentados no final do ano. Agora, o foco é otimizar a performance humana, na sua máxima capacidade. O treinador deste curso buscará o resultado esportivo de excelência, o qual se caracteriza, na prática, pelo recorde e vitórias em competições em níveis mundiais e olímpicos. Uma turma complementa a outra e temos certeza que também teremos um retorno positivo, ainda mais neste início de ciclo olímpico”, afirma Soraya Carvalho, gerente do IOB.
 
Além da parte teórica, a ABT tem uma importante parte prática com o programa de Estágios Internacionais. O objetivo é promover a vivência da prática esportiva através de métodos e técnicas aplicados ao dia a dia do treinamento e competições. Em quatro anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Desse número, 78 treinadores estiveram envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Estiveram presentes no CT do Time Brasil para a cerimônia de boas-vindas os diretores e gerentes gerais do COB, presidentes e representantes das Confederações contempladas nessa turma e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no CONFEF e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar na ABT os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB através de bolsas concedidas aos treinadores.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook