COB realiza quarta visita ao Japão para planejar operação de Tóquio 2020

Torben Grael e Thiago Pereira participam da comitiva do COB que avaliará instalações de apoio à delegação brasileira / Foto: @tokyo2020Torben Grael e Thiago Pereira participam da comitiva do COB que avaliará instalações de apoio à delegação brasileira / Foto: @tokyo2020

Japão - Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o planejamento para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já começou há algum tempo. A partir desta segunda-feira, dia 5, integrantes do COB estarão no Japão para a quarta visita precursora à próxima sede olímpica.
 
Desta vez, a comitiva da entidade estará acompanhada de representantes de 15 modalidades, indicados por suas respectivas confederações, que conhecerão uma série de locais de competição e treinamento. O objetivo é avaliar os locais para a possível utilização dos atletas do Time Brasil antes e durante os Jogos. Antes da chegada dos representantes das confederações, o COB participará de reuniões com o Comitê Organizador dos Jogos para atualização de diversos temas ligados ao evento.
 
“Esta será a quarta visita do COB ao Japão antes dos próximos Jogos Olímpicos e estamos programando outras até 2020. O nosso relacionamento com o Comitê Olímpico do Japão é intenso e de longa data, o que facilita o intercâmbio e a troca de informações. Ajudamos os japoneses no Rio 2016 e eles estão nos auxiliando muito agora. Em 2017, o COB vai fechar o acordo com as instalações a serem utilizadas por nossas equipes e a partir de 2018 enviaremos atletas para testarmos as operações e obtermos sucesso nos Jogos de 2020”, declarou Gustavo Harada, gerente geral de Jogos e Operações Internacionais do COB.
 
Desde o momento em que Tóquio foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2020, o COB começou a planejar a operação para beneficiar a participação brasileira na competição. Agora, a entidade oferece às confederações a primeira oportunidade para conhecerem e avaliarem as instalações que o COB pretende utilizar para o treinamento e aclimatação dos atletas. A partir da próxima quinta-feira, dia 9, os brasileiros visitarão escolas, universidades e instalações esportivas. O planejamento do COB prevê a utilização de espaços em três cidades diferentes do país asiático, além de outras duas bases de apoio dentro de Tóquio, dando suporte aos atletas e comissões técnicas que ficarão na Vila Olímpica. 
 
“O principal objetivo desta viagem precursora é apresentar às confederações as instalações e captar o máximo de retorno delas para fazermos os ajustes necessários. Assim, poderemos negociar com mais detalhes os contrato com as cidades e fornecedores para testarmos a operação em 2018 e 2019”, explicou Harada.
 
O medalhista olímpico Thiago Pereira será o representante da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos na viagem. O atleta acompanhará o grupo do COB e Confederações nas visitas às instalações esportivas. Atual treinador-chefe da seleção brasileira de vela, o cinco vezes medalhista olímpico Torben Grael, também participará das inspeções.
 
“O atleta é o cliente mais importante das Missões Brasileiras. O Thiago Pereira vem com uma vasta experiência em preparações olímpicas e suas opiniões são de enorme importância para o processo de preparação e planejamento. Será uma honra tê-lo dentro do grupo”, destacou Harada.
 
Dentro dos próximos meses será assinado um acordo entre os presidentes dos Comitês Olímpicos do Brasil e do Japão para definir os locais a serem utilizados pelo país antes e durantes Tóquio 2020. 
 
Antes da visita às possíveis bases de treinamento do Time Brasil em Tóquio e arredores, o COB participará de um evento realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos, o NOC Open Days, que reunirá, entre os dias 5 e 7 de maço, 12 Comitês Olímpicos Nacionais. Além do Brasil, participam a Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Holanda e Nova Zelândia. No evento serão apresentados os principais pontos da organização da competição, além de visitas aos locais de competição de Tóquio 2020.
 
Além da visita ao Japão, os integrantes do COB passaram por PyeongChang, na Coréia do Sul, sede dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2018. Na ocasião, foram realizadas reuniões com o Comitê Organizador local sobre diversos aspectos relativos aos próximos Jogos Olímpicos. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook