Associação Blumenau de Karate concorre ao Troféu Gustavo Kuerten

Equipe é finalista com Vitória Leite na categoria atleta revelação e tem ainda Vanderlei de Oliveira, entre os indicados ao voto popular, como melhor técnico / Foto: DivulgaçãoEquipe é finalista com Vitória Leite na categoria atleta revelação e tem ainda Vanderlei de Oliveira, entre os indicados ao voto popular, como melhor técnico / Foto: Divulgação

São Paulo - A Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/FMD Blumenau está pelo segundo ano consecutivo na disputa em duas categorias ao Prêmio Excelência da 9ª edição do tradicional “Troféu Gustavo Kuerten 2017”.  
 
De atleta revelação, com Vitória Leite, indicada pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) para final da premiação e com Vanderlei de Oliveira, como melhor treinador, entre os finalistas para a votação popular. Ano passado, Vanderlei foi eleito como melhor treinador do Estado e a Associação e a atleta Maike de Oliveira figuraram entre os finalistas ao prêmio. A indicação foi feita pela Federação Catarinense de Karate (FCK).
 
A relação dos concorrentes ao prêmio de melhores do ano do esporte de Santa Catarina foi divulgada na última terça-feira, dia 07 de novembro, por meio da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). A entrega do prêmio está programada para o dia 28 de novembro, em Florianópolis.
 
Para Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da FMD Blumenau, a indicação para concorrer ao prêmio Gustavo Kuerten é uma honra e um a motivação para a continuidade do trabalho o qual desenvolve há mais de 18 anos. “Buscamos sempre aperfeiçoar nosso trabalho, seja por meio de intercâmbios e de participações em competições no Exterior”, desataca o técnico.
 
Referência - Desde 2015, Vanderlei faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de Karate (CBK). Nesse período, integrou o grupo bicampeão do Pan-Americano e Sul-Americano 2016/17. Além disso, fez parte do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude e do Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 – ambos em 2017.
 
Ainda neste ano, o treinador blumenauense fez parte da comissão técnica da Seleção Catarinense de Karate, vice-campeã do Campeonato Brasileiro. Outros dados relevantes na atual temporada, como treinador: teve atletas medalhistas no Pan-Americano, Sul-Americano e nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Open de Las Vegas. Além disso, classificou 13 alunos entre os titulares da Seleção Brasileira.
 
Realidade - Vitória Leite, 16 anos, indicada pelo CED, na categoria de atleta revelação, é uma das novas sensações do karate a nível nacional. Na atual temporada, por exemplo, a atleta sagrou-se campeã individual dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, dos campeonatos Pan-Americano, Sul-Americano e do Brasileiro.
Vitória conta que começou no karate, por acaso, em 2012, por meio do Projeto da
 
Iniciação Esportiva da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), no polo do clube de Caça e Tiro Velha Central, por indicação de uma amiga. “Identifiquei-me logo de início, mas levava tudo muito na brincadeira. E desde o início sempre tive o incentivo dos meus pais, que sempre me ajudaram para poder praticar um esporte”, lembra a jovem atleta.
 
O prêmio - O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado em 2008 com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Desde a sua criação, já foram premiados 38 atletas, 14 entidades esportivas/paradesportivas, 12 técnicos, 11 equipes e sete árbitros.
 
O troféu leva o nome do maior tenista brasileiro de todos os tempos – Gustavo Kuerten, dono de três títulos do Grand Slams (todos em Roland Garros – 1997, 2000 e 2001) e do Masters  Cup, em 2000, em Lisboa, Portugal. Guga encerrou sua carreira em 2008. Na sua trajetória como tenista, somou 358 vitórias, e conquistou 20 títulos e foi o líder do ranking mundial de Simples por 43 semanas.  
 
Conquistas do treinador
Campeão Pan Americano Sênior – Curaçao;
Campeão Sul Americano Sub-14 ao Sub-21 – Bolívia;
Campeão Pan Americano Sub-14 ao Sub-21 – Argentina;
Aluna Campeã Pan Americano Cadetes até 47 kg;
02 alunas campeãs Sul Americanas Cat. Sub-14 e Cadetes;
Aluna 3º Lugar USA Open, Las Vegas;
13 alunos titulares da Seleção Brasileira em 2017;
17 medalhas no Campeonato Brasileiro, sendo 09 de ouro;
Campeão Olesc 2017;
Equipe Campeã Estadual invicta
1ª Etapa do Ranking do Campeonato Estadual;
2ª Etapa do Ranking do Campeonato Estadual;
Técnico da Seleção Brasileira em 2017;
Aluno titular no Campeonato Mundial da Espanha Sub-21;
                                                     
Conquistas da atleta
Titular da Seleção Brasileira de Karate;
Campeã Pan Americana - Kumitê individual;
Campeã Sul Americana - kumitê individual;
Campeã dos Jogos Sul Americanos da Juventude – kumitê individual (única medalha de ouro do karate);
Campeã Brasileira de Karate – kumitê individual;
Campeã Estadual;
Campeã da Seletiva Nacional;
Titular da Seleção Brasileira de Karate.
 
Como votar
Para participar basta acessar o site www.trofeuguga.sc.gov.br e eleger um dos nomes indicados em cada categoria. A votação popular segue até o dia 21 de novembro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook