Karateca de Blumenau ganha ouro inédito no Sul-Americano da Juventude

Vitória leite subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria Kumitê Júnior até 53 quilos. Atleta esteve acompanha pelo treinador Vanderlei de Oliveira. Competição foi disputada em Santiago, no Chile / Foto: Divulgação/ABKVitória leite subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria Kumitê Júnior até 53 quilos. Atleta esteve acompanha pelo treinador Vanderlei de Oliveira. Competição foi disputada em Santiago, no Chile / Foto: Divulgação/ABK

Chile - O karate de Blumenau fez história na segunda edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude disputados em Santiago, no Chile – entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro. A karateca Vitória Sarmento Leite conquistou a primeira medalha de ouro para a modalidade, que fez sua estreia no evento.
 
O lugar mais alto no pódio teve uma comemoração especial, afinal, no domingo, dia 08 de outubro, último dia de disputas dos Jogos, a blumenauense venceu a final da categoria Kumitê Júnior até 53 quilos, a atleta do Chile – de virada por 7 a 2. Na semifinal ganhou da representante de Suriname por 6 a 0.
 
“Foi uma conquista de determinação, técnica e parceria”, resume o treinador Vanderlei de Oliveira, do Time Brasil, que acompanhou a delegação brasileira na competição. “O resultado mostra o expressivo trabalho de base realizado em Blumenau”, destaca o técnico. “Além disso, foi uma demonstração também da força do karate nacional, que detém da hegemonia da modalidade nas Américas, tendo conquistado neste ano, os títulos do Pan-Americano e Sul-Americano – em todas as categorias”, completa o técnico, que fez parte da comissão técnica em ambos.
 
Foco - Ainda segundo Vanderlei, além da conquista do ouro, as novas experiências na bagagem como atleta – serão fundamentais no seu processo de preparação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) da nova geração de atletas do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas antes, a blumenauense volta os olhos para Buenos Aires, onde, em 2018, serão disputados os Jogos Olímpicos da Juventude.
 
A karateca blumenauense é uma das sensações da modalidade na atual temporada. Afinal, Vitória está invicta, tendo vencido todas as competições as quais participou, dentre as quais, os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. Sem tempo para descanso ou comemorações, Vitória e Vanderlei já têm um novo desafio agendado. Vão representar Santa Catarina na fase final do Campeonato Brasileiro, em Salvador (BA), que será disputado entre esta quarta-feira, dia 11 de outubro e sábado, dia 14.
 
A modalidade - O karate representou o Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude – com cinco atletas e dois treinadores (Vanderlei de Oliveira e Ulisses Santos). Além do ouro de Vitória – ganhou bronze com Anna Prezzoti, no Kumitê acima de 59 quilos e com Vivian Silva, no Kumitê até 59 quilos. O time contou ainda com Lucas Hardy e Nimai Lima.  
 
O Time Brasil se despediu de Santiago com 152 medalhas (61 de ouro, 45 de prata e 46 de bronze). O País foi o grande vencedor dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. O Brasil esteve representado por 149 atletas em 21 modalidades. A segunda edição dos Jogos teve a participação de mais de 1,4 mil atletas de 14 países.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook