Treinando nos EUA, bobsled é impulsionado com parceira de peso

Parceria aumenta expectativas da modalidade no Brasil

Rio de Janeiro - A equipe brasileira de Bobsled recebe, por meio de uma parceria entre a CBDG e a FIBT, uma ajuda de peso na preparação para as próximas temporadas. O projeto que consiste na contratação dos melhores técnicos do mundo para trabalhar com os Blue Birds já entrouem ação durante o período de treinos na cidade de Lake Placid, nos Estados Unidos, onde os atletas brasileiros já estão desde o dia 5 de Janeiro.
 
Com o principal foco sendo as Olímpiadas de Pyeongchang, no Coréia do Sul, em 2018, e o aumento do número de participantes brasileiros em relação a Sochi, o Brasil intensificará a quantidade dos treinos, chefiados agora pela campeã mundial e britânica Nicola Minichiello. A previsão é que os atletas terminem a temporada 2014/2015 com 250 descidas ao todo, número maior que os últimos cinco anos somados do país no esporte.
 
Os pilotos, Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni e Fabiana Santos, junto aos Brakes brasileiros, Edson Martins, Davidson de Souza e os novatos Denis Parreiras e Jacqueline Nazaré, agora contam com fisioterapeutas, preparadores físicos e mecânicos de trenós especializados. Além disso, os atletas agora participam de oficinas de manutenção de equipamentos, aprendem a avaliar e escolher as lâminas de acordo com o gelo e com a temperatura no local da competição, além de fazer o aquecimento correto.
 
Todos os recursos que a parceria proporciona eram antes exclusivos dos países mais tradicionais no esporte, e tais mudanças podem diminuir a distância entre o Brasil e essas potências, como acredita o presidente da CBDG, Emílio Strapasson. “A CBDG está investindo em metodologia. Abdicamos de competir em algumas etapas da Copa do Mundo justamente para poder passar mais tempo treinando e ganhando experiência. Acreditamos que esse é o caminho para alcançarmos nossos objetivos, e temos a convicção que em cada descida, diminuímos a vantagem para as grandes potências do esporte”, finalizou.
 
O período de treinos da equipe brasileira vai até o dia 23 de Fevereiro, fechando quase dois meses de treinamento na pista de Lake Placid. Em Novembro os Blue Birds voltam às competições, quando disputam etapas da Copa América em busca de resultados ainda melhores que os conquistados em 2014, quando a categoria Four-Man conquistou o quarto lugar em uma das etapas da competição. 
 
Veja Também: