Time Brasil contará com dez atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno

Pela primeira vez país terá uma equipe de curling na competição, que acontece de 12 a 21 de fevereiro / Foto:  lillehammer2016.com/Reprodução

Lillehammer - Em ano de Jogos Olímpicos de Verão, a primeira missão do Time Brasil será no frio da Noruega. O COB enviará dez atletas para disputar, em Lillehammer, a segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. A novidade nesta edição é a presença de uma equipe de curling representando pela primeira vez o país no evento, que acontece entre os dias 12 e 21 de fevereiro. Cerca de 1.100 atletas com idade entre 15 e 18 anos de mais de 70 países disputarão o evento, que une competição esportiva, cultura e congraçamento entre jovens dos cinco continentes.
 
O Time Brasil será representado pelos atletas Altair Firmino, no cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Amaro e Robert Neves, no skeleton; Jéssica Victoria e Marley Linhares, na categoria monobob do bobsled; e uma equipe mista de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa de Sousa Rodrigues e Victor Cesar da Cunha Santos.
 
“Na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Innsbruck, na Áustria, dois atletas representaram o Time Brasil, e agora levaremos dez para Lillehammer, o que demonstra o desenvolvimento dos esportes de inverno no Brasil. Esse evento vai além da competição pura e simples. É uma oportunidade para os jovens atletas conhecerem de perto uma competição olímpica, e também terem um contato próximo com outras culturas”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil. 
 
Durante o evento, os jovens talentos do gelo e da neve disputarão 15 modalidades esportivas, algumas com formato inédito. Além de uma competição esportiva, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude terão um extenso programa cultural e educativo, que introduzirá de forma lúdica os jovens atletas ao Olimpismo e aos valores olímpicos, além de sensibilizá-los para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.
 
Os Jogos Olímpicos da Juventude foram idealizados em 2007 durante a 119ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), na Guatemala. O objetivo do evento é inspirar a juventude de todo o mundo a praticar esportes e adotar os Valores Olímpicos de excelência, respeito e amizade.
 
A estreia dos Jogos Olímpicos da Juventude aconteceu em 2010, com uma edição de verão em Cingapura. Dois anos depois aconteceu a primeira edição de inverno, em Innsbruck, Áustria. Em 2014 Nanquim, na China, recebeu a segunda edição de verão e agora, em 2016, Lillehammer recebe a de inverno. A cidade norueguesa já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Os próximos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão e de Inverno acontecerão, respectivamente, em Buenos Aires (Argentina, 2018) e Lausanne (Suíça, 2020).
 

Veja Também: