Testes apontam evolução de atletas de Cross Country e Biathlon

Avaliações de corrida e rollerski tiveram resultados positivos / Foto: Divulgação / CBDN

Rio de Janeiro - Reunidos em São Paulo na última semana, jovens atletas da equipe brasileira júnior de Cross Country e Biathlon passaram por avaliações físicas de corrida e rollerski, mostrando evolução significativa. Além de um novo recorde para o percurso em técnica livre, houve melhora nas distâncias de cooper dos atletas.
 
Na noite de sexta-feira (14), sob chuva, cerca de 30 atletas participaram do teste de 12 minutos de corrida, na pista de atletismo do São Paulo Futebol Clube. Com apenas 17 anos, Victor Santos destacou-se com a maior distância percorrida: 3.367 metros, seguido por Caio Moreira (3.364), Paulo Santos (3.362) e Vitor Melo (3.349). Bruna Moura, da equipe júnior feminina, também fez um bom teste, atingindo 2.960 metros.
 
“Estou muito contente com as conquistas de todos. Em termos de corrida e em horas de treino, estamos bem, conforme o plano de desenvolvimento de longo prazo”, comentou Leandro Ribela, atleta olímpico de Cross Country e treinador da equipe júnior do Brasil.
 
Os testes de rollerkis foram realizados na manhã de domingo (16), na Cidade Universitária, quando ótimos resultados foram obtidos. Caio Moreira, 18, estabeleceu o novo recorde do percurso de 2.300 metros em subida em técnica livre, com o tempo de 6 minutos e 35 segundos. O jovem bateu a marca de maio de 2013 de Leandro Ribela por 1 segundo. Victor Santos fez o segundo melhor teste de rollerski, com 6 minutos e 37 segundos.
 
“Nossa equipe júnior está muito bem e eles [os atletas] estão muito motivados para a temporada de inverno”, afirmou Ribela. “Também temos um número grande de atletas mais jovens que devem começar a treinar com maior frequência em 2015”.
 
A equipe júnior agora se prepara para a 3ª e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2014 e, na sequência, embarca para a temporada de treinos e competições na neve.