Seleções brasileiras de bobsled encerram treinos em São Caetano

O bobsled luta por vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 / Foto: Divulgação

São Paulo - As seleções brasileiras de bobsled estão reunidas desde o dia 8 no CT do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul (SP), para um período de treinos com o técnico Cristiano Paes.O bobsled luta por vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014.
 
Em fevereiro, os brasileiros do bobsled treinaram por duas semanas em Calgary, no Canadá, antes de seguirem para Lake Placid, nos Estados Unidos, onde disputaram uma etapa da Copa América e cumpriram o primeiro requisito para a classificação: participar ao menos de uma competição oficial durante a temporada 2012/2013. No fim do ano, já na temporada 2013/2014, a luta pelas vagas terá sequência nas competições de inverno no Hemisfério Norte.
 
As seleções brasileiras de bobsled foram montadas a partir de seletiva organizada em janeiro, pela CBDG. A equipe feminina é formada pela piloto Fabiana Santos, Esthefânia Ribeiro da Costa e Sally Mayara Siewerdt da Silva. No masculino, além do piloto Edson Bindilatti, compõem a equipe Odirlei Pessoni, Edson Ricardo Martins, Célio da Silva e Cleiton Dias Sabino.
 
Sob intervenção, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) ainda não tem patrocínio e os recursos são limitados. Em Lake Placid, os brasileiros competiram com trenós alugados dos australianos, não tão modernos. "O mais importante era completar a descida para poder continuar na briga pela vaga", disse o piloto Edson Bindilatti.
 
As viagens e competições estão sendo custeadas com verbas da Lei Piva, liberadas pelo COB, de acordo com o projeto esportivo para os Jogos de Inverno de Sochi/2014, apresentado pelo interventor da CBDG, Emílio Strapasson.