Maya Harrisson supera Vancouver e completa slalom gigante em Sochi

Brasileira competiu nesta terça (18), na estreia da equipe de Ski Alpino em Sochi-2014 / Foto: Divulgação CBDN

Rio de Janeiro - A brasileira Maya Harrisson conseguiu superar as condições climáticas e várias adversárias para completar a prova de slalom gigante realizada nesta terça-feira, dia 18, alcançando a 54ª colocação entre as 88 atletas que iniciaram a disputa dos Jogos Olímpicos Sochi 2014.

Com muita chuva, neve, uma pista degradada e quase nenhuma visibilidade nas montanhas do Rosa Khutor Alpine Center, várias competidoras caíram e ficaram pelo caminho. Maya mostrou técnica e segurança para completar as duas baterias em um tempo total de 3m01s86, superando a sua participação em Vancouver 2010, quando não completou o slalom gigante.

O resultado de Maya é o melhor de uma atleta feminina do Brasil no esqui alpino em Jogos Olímpicos. Maya alcançou 141.78 pontos FIS, superando Mirella Arnhold, que em Salt Lake City 2002, somou 241.96. Maya ficou satisfeita por alcançar a meta que estipulou para os Jogos. “Meus objetivos aqui em Sochi são melhorar os resultados de Vancouver e eu já consegui na primeira prova. Estou feliz. Nessas condições não é possível mostrar muita coisa. Mas são Jogos Olímpicos e estou satisfeita com a minha performance”, afirmou a brasileira, que deixou o Brasil antes de completar um ano e foi morar na Suíça.
 
A medalha de ouro foi conquistada pela eslovena Tina Maze (2m36s87), a prata para a austríaca Anna Fenninger (2m36s94), e o bronze para a alemã Viktoria Rebensburgger (2m37s14).
 
Aos 21 anos, essa é a segunda participação de Maya Harrisson em Jogos Olímpicos. Mesmo com pouca idade, Maya fez história no esqui alpino brasileiro ao participar dos Jogos Olímpicos Vancouver 2010 com apenas 17 anos. Em Vancouver, Maya alcançou a 48ª colocação no slalom e não completou a descida no slalom gigante, quando as condições climáticas também não foram as ideais. “Hoje a prova foi muito dura, com muita chuva. Eu não conseguia ver muito bem. Estou um pouco chateada por isso. Há quatro anos, em Vancouver, foi a mesma coisa. Aqui foram 20 dias de sol e bom clima até eu chegar. Novamente, quando vou competir, as condições ficam muito ruins. Não consigo acreditar”, disse a atleta.
 
Maya ainda disputará a prova de slalom, a mais técnica do esqui alpino, na sexta-feira, dia 21, à noite. “Será uma nova prova, diferente do slalom gigante. Estou ansiosa por disputar. Estou feliz porque será uma prova disputada à noite. Acho legal, com iluminação artificial. Tomara que o tempo esteja bom”, disse Maya.
 
Maya quase ficou fora dos Jogos Olímpicos de Sochi. A atleta passou por sérias lesões nos dois joelhos e só alcançou ritmo de competição nos últimos meses de 2013. “Meus joelhos estão muito bem após as cirurgias. Voltei a esquiar em junho e estou me sentindo muito bem agora, não sinto mais dores e não penso mais nas contusões”, explicou.
 
A primeira descida de Maya desta terça já foi boa. Com o tempo de 1m30s31, a brasileira terminou na 58ª colocação entre as 88 atletas que largaram. As condições pioraram para a segunda descida, que chegou a ser atrasada à espera da melhoria. Quando a prova foi reiniciada, Maya marcou 1m31s55. A atleta estava satisfeita por completar o percurso vestindo as cores do Brasil. “É sempre um prazer competir pelo meu país. Fico feliz em apresentar o esqui alpino para vários brasileiros que não conhecem os esportes de inverno”, comemorou Maya, que mora em Genebra, na Suíça, e treina na Itália.
 
O esqui alpino é uma modalidade contra o relógio em que os competidores esquiam por um percurso em declive e realizam passagens obrigatórias entre obstáculos (portas, gates) que marcam mudanças de direção. O slalom e o slalom gigante são as provas mais técnicas do esqui alpino porque os percursos têm mais portas, obrigando os atletas a realizarem mais curvas. Nos dois eventos, os competidores realizam duas descidas em diferentes percursos. Os tempos são somados e o total determina o vencedor.
 
Jhonatan Longhi é o outro brasileiro a disputar os eventos de esqui alpino nos Jogos. Longhi participa do slalom gigante a partir das 4h (de Brasília) desta quarta-feira, dia 19, e do slalom no sábado, 22.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook