Lais Souza está de volta ao Brasil

Lais Souza está de volta ao Brasil / Foto: Mauro Horita

Rio de Janeiro - Lais Souza está de volta ao Brasil. Ela chegou ao Rio de Janeiro na manhã deste sábado, dia 14, após o fim do tratamento de células-tronco a que foi submetida em Miami, nos Estados Unidos. O tratamento foi encerrado no dia 4 de dezembro, quando foi realizada a terceira e última intervenção cirúrgica para a implantação de células-tronco.
 
Passada a fase aguda do tratamento, em março de 2014, a decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) de manter Lais Souza nos Estados Unidos, sob os cuidados do Miami Project  Cure Paralysis, da Universidade de Miami, foi permitir que Lais tivesse acesso ao que há de mais moderno no mundo em termos de tratamento para lesões na medula. 
 
Com o fim do tratamento, encerra-se o prazo de permanência temporária de Lais nos Estados Unidos, programado para vencer no próximo dia 24 de dezembro. 
 
De acordo com o Dr. Antonio Marttos Jr., médico do Time Brasil e da Universidade de Miami que acompanha Lais desde o acidente, em 27 de janeiro de 2014, em Park City, Utah, a recuperação de Lais poderá ser realizada no Brasil com a mesma qualidade que vinha sendo feita nos Estados Unidos.
 
Havendo a necessidade de retorno de Lais Souza aos Estados Unidos para a revisão de seu quadro clínico, ou mesmo em caso de início de outro protocolo, o COB prestará a Lais o apoio necessário para a viagem e tratamento. 
 
Nesses últimos 11 meses, Lais Souza recebeu a ajuda de pessoas físicas e de empresas privadas. Além da campanha criada em seu nome, cujas doações financeiras são administradas diretamente por seus familiares, Lais recebeu a doação de diversos itens fundamentais para o seu dia a dia, como cadeira elétrica, cama elétrica, cadeira de banho especial e carro adaptado nos Estados Unidos, entre outros.
 
Além dos investimentos feitos pelo COB para o tratamento de Lais Souza, assim como para sua permanência e de seus familiares e pessoal de apoio nos Estados Unidos, Laís conta atualmente com a ajuda financeira da CBDN, da Universidade Estácio e está em vias de ver aprovado no Senado Federal uma aposentadoria mensal vitalícia.