Lais e Josi veem saldo positivo em treinos no exterior

 Lais Souza e Josi Santos garantem estar adaptadas ao Ski Aerials  / Foto: Divulgação/CBDN

São Paulo - Após quase dois meses de treinamentos no Canadá, Lais Souza e Josi Santos já garantem estar adaptadas ao Ski Aerials. De volta ao Brasil depois de serem selecionadas pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para iniciar o programa da modalidade no País, as atletas receberam muitos elogios do treinador Ryan Snow e revelaram as facilidades e dificuldades na transição da ginástica para o Aerials.
As duas atletas tiveram suas primeiras experiências na neve no centro de treinamento de Whistler. Aprender a esquiar foi o maior desafio enfrentado – e superado – por elas, que mostraram grande evolução. “Foi a principal dificuldade do primeiro camp”, lembra Lais Souza, rindo dos pequenos acidentes que a dupla teve. “Mas conseguimos passar por cima e já estamos fazendo várias descidas”.
 
Além de descidas em pistas de montanha, Lais e Josi também treinaram saltos nas rampas artificiais nas piscinas. “Foi difícil a transição e o aprendizado em si, por é tudo complicado: a adaptação das descidas, das técnicas utilizadas na ramp. No final, pudemos realizar backflips com mais segurança e agilidade. Foi nota 10!” , conta Josi, orgulhosa dos avanços nas acrobacias.
 
Mais modesta, Lais também aprova o desempenho da dupla, que já contava com as habilidades de mais de 20 anos como ginastas. “Estamos em um bom começo e a experiência da ginástica artística ajudou muito”, aponta.
 
Só elogios - O canadense Ryan Snow, treinador da equipe, não hesitou em qualificar como “muito boa” a etapa de treinamentos realizada no Canadá entre Julho e Agosto. Nos mais de 40 dias junto às atletas, Snow destacou a evolução técnica vista. “Lais e Josi superaram grandes obstáculos para aprender novas habilidades necessárias para competir no Ski Freestyle. Elas já estão fazendo boas descidas, incorporando o conceito de carving [como o ski faz curvas] e estão aproveitando a neve”, comentou o técnico medalhista de prata com o time norte-americano em Vancouver-10. 
 
“Nos trampolins, foi interessante. Josi o fazia há muito tempo, enquanto a Lais não tinha tanta experiência, então tive de entrar em muitos detalhes diferentes com as duas, mas as duas adotaram a nova técnica e tudo está saindo perfeitamente”, avaliou Ryan Snow. A grande diferença mecânica entre o Ski Aerials e a ginástica está no uso dos braços para gerar os movimentos de mortais e parafusos.
 
No Brasil, Lais e Josi apenas mantêm o condicionamento físico com treinamentos na academia e em trampolins, mas logo já têm novo compromisso no exterior. No próximo dia 10 (terça-feira), as duas embarcam novamente para um training camp, dessa vez em Park City, nos Estados Unidos.