COB aprova participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

O COB aprovou a participação de dois brasileiros na Áustria: Eliza Nobre e Tobias Macedo / Foto: DivulgaçãoÁustria - A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Innsbruck 2012 chegou ao fim no domingo, dia 22 de Janeiro, com a participação de mais de mil atletas com idade entre 15 e 18 anos de cerca de 70 países.

Entre eles, dois brasileiros, Eliza Nobre e Tobias Macedo. A participação dos atletas brasileiros foi aprovada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em termos de resultados e, acima de tudo, pela oportunidade proporcionada pela experiência olímpica. "Após o sucesso da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão, em Cingapura 2010, tivemos mais um grande evento em Innsbruck, que mobilizou a juventude em torno do esporte. Para o Brasil, foi uma ótima oportunidade de integrar o Movimento Olímpico de inverno. Os atletas puderam vivenciar momentos que certamente ficarão para sempre em suas memórias e ainda obtiveram suas melhores marcas pessoais no maior evento que participaram", destacou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

A paulista Eliza e o cearense Tobias competiram no slalom especial e no slalom gigante, prova em que Tobias foi o melhor sul-americano, ao terminar na 32ª colocação. No slalom especial, o atleta ficou em 33º. Já Eliza, ficou em 42º lugar no slalom gigante e não completou o percurso do especial.

Em Innsbruck, os brasileiros tiveram contato com ídolos do esporte como Alexander Popov, Sergey Bubka e Lindsey Vonn e participaram de atividades educativas e culturais elaboradas pelo Comitê Olímpico Internacional, sob a orientação do Jovem Embaixador do Brasil, Pedro Cavazzoni. "A participação brasileira nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Innsbruck 2012 foi uma excelente experiência para nossos atletas tanto na parte esportiva como para sua formação como atletas e cidadãos. Ambos demonstraram bom potencial competitivo, o que nos anima muito em prosseguir com nosso projeto de investir cada vez mais nas categorias de base. Com certeza, deixam Innsbruck com uma ótima bagagem e muito motivados para seguir se dedicando a dura rotina de treinos e preparação física que envolve o esqui alpino", avaliou Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve e chefe da delegação brasileira em Innsbruck.

Além das disputas por medalha, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude tiveram um extenso programa cultural e educativo, que introduziu de forma lúdica os jovens atletas ao Olimpismo e os Valores Olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontece em Lillehammer, na Noruega, em 2014. Em 2012, em Nanquim, na China, será realizada a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de verão.