Circuito Brasileiro de Rollerski chega à terceira etapa

Foto: Divulgação

São Paulo - O Parque Eco-esportivo Damha, em São Carlos (SP), será sede de um momento histórico para Circuito Brasileiro de Rollerski 2015 e os esportes de neve no Brasil.
 

Realizadas nos dias 1º e 2 de novembro, as provas da terceira etapa da competição serão as primeiras no hemisfério sul reconhecidas pela Federação Internacional de Ski (FIS) e valerão pontos para o ranking mundial de Cross Country.

A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski também pode significar uma grande conquista para os jovens esquiadores da equipe nacional juvenil Altair Firmino e Lucas Martins, que tentam a vaga inédita no Cross Country nos Jogos Olímpicos da Juventude.
 
“Traçamos planos ambiciosos a longo prazo e, nesse sentido, é ótimo contar com o apoio de parceiros especiais como o Damha, que sedia este evento e oferece um espaço perfeito para treinarmos e competirmos. Uma prova oficial em território brasileiro, valendo pontos para o ranking mundial, pode fazer toda a diferença lá na frente na disputa por uma vaga em Lillehammer-2016”, comentou Caio Siqueira, gestor das equipes de Cross Country e Biathlon da CBDN.
 
A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski também representa mais um marco do pioneirismo da CBDN no desenvolvimento dos esportes de neve na América.
 
Mais de 20 atletas, em seis diferentes categorias, competirão no Parque Eco-esportivo Damha, utilizado como Centro de Treinamento da equipe brasileira há cinco temporadas. A competição terá duas provas, um Sprint de 1km, disputado no domingo (1º), e uma prova de Distance (5km para as mulheres e 10km para os homens), na segunda-feira, sob comando do alemão Georg Zipfel, Delegado Técnico da prova.
 
“Será uma data histórica, na qual o Brasil organiza a primeira prova de Rollerski do hemisfério sul que contará pontos para o ranking mundial de Cross Country. A CBDN se orgulha por mais este marco pioneiro e de poder dar aos atletas Brasileiros a oportunidade de  obter estes pontos em território nacional. Reconhecendo a importância do evento a FIS escalou para ser o Delegado Técnico da prova o alemão Georg Zipfel, uma das maiores autoridades mundiais da modalidade”, destaca Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
 
Após duas etapas, a disputa pelo título do Circuito segue acirrada no Adulto Masculino, liderado por Caio Moreira. No Adulto Feminino, Bruna Moura é a primeira com 100% de aproveitamento. Na categoria sub-19, Altair Firmino e Lucas Martins são líder e vice-líder, enquanto
 
“É claro que dá uma ansiedade maior por ser uma prova oficial, valendo pontos para o ranking”, diz o vice-líder do ranking na categoria Adulto Masculino, Paulo Santos.
 
“Sei que temos muitos competidores capacitados, mas também pretendo chegar bem e representar o Brasil com uma boa pontuação na estreia deste formato aqui no Brasil”, responde Moreira, líder no Adulto com dois pontos à frente de Santos.
 
Confira a programação da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski:
 
30/10: Chegada dos atletas
31/10: Treino e reconhecimento de percurso
1/11: Sprint
2/11: Distance
 
Veja Também: