CBDG e Marinha do Brasil assinam convênio

Parceria tem por objetivo o treinamento de potenciais atletas olímpicos / Foto: Divulgação CBDG

Rio de Janeiro - Na manhã desta terça-feira (17), o presidente da CBDG Emilio Strapasson juntamente com o Almirante Carlos Chagas, presidente da comissão de desportos da Marinha, assinaram um convênio entre as duas instituições.
 
O principal objetivo da parceria é criar uma estrutura de treinamentos para os desportos no gelo dentro do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes).
 
A relação entre CBDG e Marinha do Brasil começou no início de 2015, quando os atletas Marley Linhares e Jéssica Victória Muniz foram indicados para iniciar no Monobob, a modalidade de base do Bobsled. Ainda em 2015 foram incorporados ao projeto os atletas de Skeleton Robert Barbosa e Laura Nascimento, e todos eles participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lillehammer, em fevereiro de 2016.
 
Outro atleta do CEFAN incluído ao projeto foi Rafael Souza, jovem atleta que integrou o time principal que participou, entre 2015 e 2016, das etapas da Copa América, Copa Europa, Copa do Mundo e Mundial de Bobsled. Pelo histórico de sucesso e pela projeção de um grande futuro, o presidente Emilio Strapasson acredita que o convênio tem tudo para dar certo. “Essa parceria vai proporcionar a melhor estrutura esportiva da história para nossos atletas. A gente está formando uma geração com grandes chances de classificação nas Olimpíadas de PyeongChang 2018, e dando continuidade, entrando entre os melhores nos Jogos de 2022, na China”, disse Emilio.
 
A estrutura do CEFAN é uma das mais completas da América Latina. Localizado no Rio de Janeiro-RJ, conta com acomodação para cerca de 400 atletas, pista oficial de atletismo, assim como estrutura para diversas outras modalidades olímpicas, como levantamento de peso, vôlei de praia, futebol, tênis e esportes aquáticos. Para reabilitação física, o centro oferece salas de condicionamento físico e musculação, primeiros socorros, tratamento médico, fisioterapia e massagem. “Essa parceria está exatamente enquadrada dentro do espírito do programa olímpico da marinha, chamado PROLIM, que visa contribuir para tornar o Brasil em uma potência olímpica.  Além disso, o projeto cumpre um papel social muito importante, pois dá oportunidade à algumas crianças e adolescentes que começaram a se destacar nos esportes de gelo, a prosseguirem dentro dessas modalidades. Estou muito feliz pela Marinha, pela Confederação, e pelos atletas que serão abrangidos por esse convênio”, disse o Almirante.
 
 Incialmente, os atletas que vão participar do convênio serão Jéssica Victória, Marley Linhares, Rafael Souza e Jacqueline Nazaré. Todos eles, do bobsled.
 
Veja Também: