Brasileiro de Cross Country se encerra com recorde e grandes estreias

A competição ficará marcada pelo novo recorde brasileiro em Distance (178.59 pontos FIS), estabelecido por Leandro Ribela / Foto: Divulgação

Argentina - O saldo final do XI Campeonato Brasileiro de Cross Country, realizado entre sexta-feira (9) e domingo (11), em Ushuaia (Argentina), é mais do que positivo. A competição ficará marcada pelo novo recorde brasileiro em Distance (178.59 pontos FIS), estabelecido por Leandro Ribela em sua estreia na temporada olímpica, além da participação de outros 7 atletas, entre eles 4 jovens esperanças para a modalidade.
 
Ribela manteve os títulos nas provas disputadas, conquistando o lugar mais alto do pódio nos 10 km Skating, Sprint Clássico e 10 km Clássico. O atleta, que já representou o País em Vancouver-2010, já tem índice para Sochi-2014 garantido.
 
Integrantes do Projeto Social Ski na Rua, Vítor Melo, Paulo Santos e Caio Moreira, competiram pela primeira vez na neve, aproveitando ao máximo a oportunidade para se desenvolverem. Em 2013, realizou-se pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Júnior de Cross
 
Gabriela Neres, que já compete no Biatlhon de Inverno pela CBDN, também estreou na modalidade, disputando três provas.
 
Outras grandes marcas foram alcançadas pelos atletas brasileiros. Leandro Lutz conseguiu, pela primeira vez na carreira, terminar a prova abaixo dos 300 pontos FIS. O atleta foi vice-campeão brasileiro na prova de 10 km Skating, com 286.59. Fabrizio Bourguignon também bateu sua melhor marca pessoal, marcando 304.75 pontos na prova de 10 km Clássico e ficando com a medalha de prata.
 
As disputas realizadas também foram válidas pela Copa Sul-Americana da modalidade. Leandro Ribela brilhou e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze para o Brasil. Na prova de Sprint, Fabrizio Bourguignon esteve muito perto de subir ao pódio, ficando com a quarta colocação.