Coreia do Sul e Coreia do Norte podem se reunir na próxima semana

PyonChang será a sede dos jogos de inverno, em 2018 / Foto: Divulgação/COIPyonChang será a sede dos jogos de inverno, em 2018 / Foto: Divulgação/COI

PyongChang - O ministro sul-coreano da unificação, Cho Myoung-gyon, propõs nesta terça-feira, dia 2 de Janeiro, um encontro entre as duas coreias para tratar da participação dos norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de inverno, em PyongChang 2018, na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte já tinha deixado transparecer na véspera do ano novo que a reaproximação era possível, quando o lider norte-coreano, Kim Jong-un, deu uma declaração de que estaria disposto a conversar com os sul-coreanos para viabilizar a ida da delegação de seu país para os jogos. Caso a Coreia do Norte aceite, a reunião acontecerá na próxima terça-feira, 9, na aldeia da trégua de Panmunjon, dentro da Zona Desmilitarizada, lugar habitual para este tipo de encontro.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana, o ministro Cho Myounh-gyon mostrou otimismo em melhorar a relação entre os dois países . "Esperamos que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte se sentem para falar da participação de Pyongyang nos Jogos e em formas de melhorar as relações entre os países de uma maneira franca".

Vale resaltar que a relação entre as duas Coreias não é boa. Isso porque , em 2016, a Coreia do Norte cortou comunicações com o pais vizinho. O motivo foi um protesto pela decisão de Seul de fechar o complexo industrial intercoreano de Kaeso.

Os jogos Olímpicos de inverno acontecem entre os dias 9 e 25 de fevereiro, de 2018.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook