Victor Santos explora sprint final para conquistar ouro de Mass Start

Prova de Distance abriu 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos / Foto: Divulgação/CBDN Prova de Distance abriu 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos / Foto: Divulgação/CBDN

São Paulo - Se a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski é o penúltimo compromisso competitivo da equipe nacional de Ski Cross Country no Brasil pré-Jogos Olímpicos de Inverno, podemos dizer que o primeiro dia de provas em São Carlos-SP foi um bom aperitivo.
 
Credenciáveis tanto por Brasil e Chile à classificação para PyeongChang, Victor Santos, Lucas Lima e Yonathan Fernandez protagonizaram duelo intenso nesta quinta (12) em prova de Mass Start 15km válida para a Federação Internacional de Ski (FIS).
 
Logo às 9h, sob sol que beirava os 30ºC, 11 atletas, entre eles oito brasileiros, dois chilenos e um equatoriano, já se alinhavam para largada em massa no Parque EcoEsportivo Damha. Como objetivo: superar as difíceis condições climáticas e os desafiadores 15km a serem percorridos com a técnica clássica.
 
De início, ficou em evidência no pelotão mais rápido da prova a briga acirrada entre os brasileiros Victor Santos e Lucas Lima, dois dos mais cotados atletas à vaga olímpica na modalidade, e o chileno Yonathan Fernandez, que também luta para representar seu país na Coréia do Sul em fevereiro.
 
Com Fernandez sempre à frente em boa parte da prova, Santos dosou bem o momento para atacar e fazer a ultrapassagem: a reta final para a chegada. A menos de 100 metros da definição do primeiro medalhista de ouro da 3ª etapa do Circuito, o brasileiro impôs forte ritmo e fechou a prova com 46:10,03, menos de um centésimo à frente do chileno. Lucas Limas terminou com o bronze, seguido por Yuri Rocha, o terceiro talento do Projeto Social Ski na Rua em meio aos quatro melhores colocados.
 
“Tivemos a prova de Mass Start 15km Clássico, e foi muito difícil por conta do calor e alta temperatura na pista. Eu, Yonathan e o Lucas adotamos uma estratégia de um ajudar o outro para decidir no Sprint final. Em alguns trechos da prova eu puxei, por exemplo na subida com double pole, mas a decisão ficou para o Sprint final mesmo, quando dei um gás para a vitória”, pontuou Victor Santos.
 
Sexta de prólogo para Adulto, Júniores e Paralímpico - A 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski tem sequencia nesta sexta (12) com provas masculina e feminina de Prólogo 4km estilo livre. As disputas acontecerão em diferentes categorias ao longo do dia, com Adulto iniciando, seguido pelas categorias de base Sub-14 e Sub-18, e encerrando com o Para Cross Country Sitting.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook