Renzo Agresta disputa o Pan-Americano do Panamá

Classificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016) / Foto: Osvaldo F./ContrapéClassificado para a quarta edição dos Jogos Olímpicos na carreira, esgrimista briga por pódio e por pontos no ranking mundial nesta quinta-feira (23/6/2016) / Foto: Osvaldo F./Contrapé

Panamá - Renzo Agresta disputa nesta quinta-feira (23/6/2016) o Campeonato Pan-Americano de Esgrima, na Cidade do Panamá (Panamá), última competição antes dos Jogos Olímpicos do Rio. O torneio do sabre tem 43 atletas inscritos e começa às 11 horas (de Brasília), com finais a partir das 19 horas.
 
"Este é o último campeonato antes da Olimpíada, assim como será o Campeonato Europeu. Após os dois torneios, o ranking vai ser fechado, e aí vamos ter uma ideia de como serão as chaves da Olimpíada", explica Renzo.
 
O esgrimista de 30 anos conquistou a medalha de bronze nas duas últimas edições e foi campeão em 2013. Em 2012, teve de desistir do torneio por causa de uma lesão. "Conquistar um título continental é sempre importante. Essa é uma competição muito bacana, além de somar pontos para o ranking", diz. "Também vou usar esse torneio para colocar em prática coisas que treinei para a Olimpíada, o que a gente chama de 'sensações técnicas': o momento certo de atacar, de defender, contra os diferentes tipos de adversários".
 
Classificado para a quarta Olímpiada - No fim de março, Renzo Agresta garantiu a classificação para a Olimpíada do Rio por meio do ranking continental, como melhor atleta das Américas. O esgrimista já disputou três edições olímpicas: Atenas/2004, Pequim/2008 e Londres/2012.
 
Após a disputa no Panamá, Renzo passa uma semana no Brasil. No dia 28 de junho, um dia após o aniversário de 31 anos, ele será um dos condutores da tocha olímpica na cidade paulista de Assis. "Vai ser uma experiência incrível. Estou muito feliz em poder participar, vai ser algo que vou levar para sempre. Estou empolgado, quero tirar fotos, vai ser um dos meus presentes de aniversário".
 
Logo no início de julho, Renzo estará de volta à Itália, onde mora. "Vou fazer um estágio de treinamento na cidade de Formia, com a seleção italiana e mais alguns convidados internacionais, por quase todo o mês de julho. Na última semana do mês, fico em Roma, e depois vou direto para o Rio". O esgrimista compete na Olimpíada em 10 de agosto.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook