X-Games, Sul-americano de Remo e Maria Lenk são estudados para 2016

Bernardo Villano, com mochila nas costas, conversa com integrantes do Comitê Rio 2016™ na Lagoa Rodrigo de Freitas / Foto:  Divulgação

Rio de Janeiro - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ observou detalhes da organização de três competições importantes realizadas nos últimos dez dias para. Duas competições aconteceram nesse fim de semana, 27 e 28 de abril, em instalações esportivas olímpicas do Rio: o Centro Aquático Maria Lenk, que vai receber o pólo aquático, e o estádio de remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, que vai receber as provas de remo, canoagem de velocidade e paracanoagem.
 
A visita guiada a Lagoa foi liderada pelo coordenador de Competição Esportiva do Rio 2016™, Bernardo Villano, e pelo coordenador administrativo da Confederação Brasileira de Remo (CBR), Thomas Schwerdtner. Profissionais das áreas de logística, instalações, transportes, broadcast e relacionamento com os patrocinadores do Rio 2016™ participaram da visita, que aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 26, primeiro dia do Campeonato Sul-americano de Remo, que reuniu atletas de oito países na raia olímpica. “Thomas contou detalhes do evento e rodou toda a instalação conosco, inclusive em lugares que o público não tem acesso como a área de guarda de barcos, de pesagem e o estacionamento dos trailers. Conseguimos ver a área que vai receber a garagem provisória de barcos, no heliporto, em 2016. Foi importante para esclarecer dúvidas e conhecer o espaço”, explicou Villano.
 
Sábado, o Comitê Organizador Rio 2016™ marcou presença no Centro Aquático Maria Lenk durante o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, encerrado no fim de semana. O superintendente técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) Ricardo de Moura e o coordenador de Competição Esportiva Rio 2016™ Walter Russo, lideraram a visita-guiada.
 
Comitê Rio 2016™ nos X-Games - Cinco integrantes do comitê participaram como observadores do X-Games Foz do Iguaçu 2013, edição brasileira do maior evento de esportes radicais do mundo, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de abril, no Parque Infraero e no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas. Profissionais das áreas de instalações, esporte e transporte conheceram a organização do evento e absorveram informações interessantes que poderão ser usadas futuramente.
 
“Nas instalações temporárias do evento, observamos os diferentes padrões de estruturas e níveis de serviço que o mercado brasileiro pode oferecer, bem como a otimização da terraplanagem para abrigar estas estruturas temporárias”, explicou a arquiteta Mariana Albuquerque.
 
Além de Mariana, Lia Guerra (instalações), Ian Simon (esportes), Isabella Nogueira e Christopher Platts (ambos da área de transporte) estiveram na cidade paranaense. Acompanhar eventos esportivos, mesmo que estes não sejam organizados pelo Comitê Rio 2016™, é uma tarefa fundamental. Em maio, eventos esportivos como o Rei e Rainha do Mar, que acontece na praia de Copacabana, e a Copa do Mundo por equipes de esgrima, no Jardim Botânico, também devem ser alvo de estudos.