Um novo Maracanã para a Copa 2014 e Rio 2016

Em todas as praias em todas as praças, em todas as ruas em todos os lares a conversa era uma só: o Maracanã voltou / Foto: Alex Ferro /Rio 2016™

Rio de Janeiro - Domingo, eu vou ao Maracanã. Vou torcer pro time que sou fã. Vou levar foguetes e bandeiras, não vai ser de brincadeira, ele vai ser campeão. Não vou de cadeira numerada, eu só vou de arquibancada, pra sentir mais emoção... O Rio de Janeiro acordou diferente nessa segunda-feira, dia 29 de abril de 2013. Em todas as praias em todas as praças, em todas as ruas em todos os lares a conversa era uma só: o Maracanã voltou.
 
O primeiro evento-teste do estádio Mário Filho, o Maracanã, realizado sábado, começou com uma grande festa e a composição de maior sucesso de Neguinho da Beija-Flor, música que caiu nas graças de todas as torcidas cariocas. Naldo, Preta Gil e Martinho da Vila também levantaram o público formado por convidados ilustres: os operários que trabalharam na obra e seus familiares.
 
Palco das Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, além das finais do futebol masculino e feminino, o estádio recebeu alguns dos maiores craques do futebol brasileiro em uma partida festiva. Os Amigos de Ronaldo Fenômeno venceram os Amigos de Bebeto por 8 x 5, em partida que contou com a presença de cinco medalhistas olímpicos.
 
O evento de fato serviu para testar o novo estádio. Equipamentos, instalações e infraestrutura foram verificados para que tudo esteja em pleno funcionamento na inauguração oficial, no dia 2 de junho, quando o Maracanã será palco do amistoso entre Brasil e Inglaterra. O gramado foi aprovado com louvor pelos jogadores e a instalação esportiva recebeu uma avaliação positiva do presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), Ícaro Moreno. “Foi ótimo. Testamos a iluminação do campo, som, telões, ar-condicionado, mobilidade, vibração da arquibancada e da rampa do Bellini, sistema de esgoto e água potável e elevadores. Tivemos pequenos problemas no sistema de pressurização dos mictórios e em dois elevadores, que resolvemos em poucos minutos. Os demais itens corresponderam plenamente”, disse.
 
Cinco medalhistas olímpicos em campo - O maestro Júnior, veterano que disputou os Jogos de Montreal 1976, quando o Brasil perdeu a medalha de bronze ao ser derrotado pela União Soviética por 2 x 0, foi o único jogador em campo que defendeu o país em Jogos Olímpicos e não subiu ao pódio. Ele atuou poucos minutos no time de Bebeto, mas, aos 58 anos, não mostrou o futebol que fez o craque defender o Brasil nas Copas do Mundo de 1982 e 1986.
 
Dois jogadores vice-campeões olímpicos em Seul 1988 estiveram em campo. Atual técnico do Flamengo, o ex-lateral Jorginho e o atacante Bebeto fizeram parte do time que derrotou Austrália, Iugoslávia, Nigéria, Argentina e Alemanha Ocidental, mas perdeu a final para a União Soviética por 2 x 1, na prorrogação.
 
Além da prata de 1988, Bebeto também conquistou a medalha de bronze em Atlanta 1996, quando se tornou artilheiro da competição com seis gols, três deles marcados na vitória por 5 x 0 sobre Portugal. Além de Bebeto, o time olímpico brasileiro contou ainda com três jogadores presentes no primeiro evento-teste do Maracanã: Ronaldo, o zagueiro Aldair e o volante Amaral.
 
O futebol masculino brasileiro conquistou cinco medalhas em 12 participações em Jogos Olímpicos – três de prata e duas de bronze. No ano passado, em Londres, o Brasil venceu os cinco primeiros jogos, marcando três gols em todos eles, mas foi derrotado pelo México por 2 x 1 na final disputada no estádio de Wembley. Da equipe vice-campeã olímpica, nenhum jogador participou da festa realizada no Maracanã.
 
E dos que entraram em campo, somente o filho de Bebeto, Matheus, inspiração do inesquecível gol embala-neném marcado na vitória por 3 x 2 sobre a Holanda nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1994, tem idade para disputar os Jogos Rio 2016™. “Já deixei a minha marca no novo Maracanã. Espero que seja o primeiro de muitos”, disse Matheus, que marcou um dos gols da partida.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook