Sonho do primeiro Centro Olímpico do país começa a virar realidade

Projeto mostra os três pavilhões que formarão o primeiro Centro Olímpico de Treinamento do país / Foto: EOM

Rio de Janeiro - Desde segunda-feira, dia 1º de Julho, o principal legado esportivo Rio 2016™ começou a tomar forma. Foi dada a partida na construção dos três pavilhões esportivos do Parque Olímpico da Barra. As novas instalações, unidas ao Parque Aquático Maria Lenk, ao Velódromo do Rio e ao Centro de Tênis, vão se transformar no primeiro Centro Olímpico de Treinamento (COT) do país e o mais moderno da América do Sul, voltado para atletas de alto rendimento.
 
Instalado dentro do Parque Olímpico da Barra, considerado o ‘coração dos Jogos Rio 2016™’, somente os três pavilhões em construção receberão mais de dez competições olímpicas e paralímpicas durante os Jogos. Após 2016, o COT oferecerá 40.000m2 para treinamentos de 12 esportes olímpicos e um laboratório de pesquisas nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica, inédito na América do Sul.
 
Segundo o ex-atleta e diretor de Esportes do Rio 2016™, Agberto Guimarães, a construção do Centro Olímpico de Treinamento será um marco no desenvolvimento do esporte Olímpico no Brasil (confira a entrevista completa aqui). Além de oferecer a infraestrutura necessária para a formação, treinamento e desenvolvimento de atletas de alto rendimento, o complexo esportivo capacitará a cidade do Rio de Janeiro a continuar a sediar importantes eventos de circuitos internacionais em diversos esportes.
 
Em atenção às questões que permeiam a sustentabilidade, na construção dos pavilhões, assim como em todas as instalações esportivas permanentes, a prefeitura do Rio busca a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), de empreendimento sustentável.
 
Dentro do prazo - Iniciada dentro do prazo previsto no cronograma do Parque Olímpico, a etapa inicial inclui a perfuração do solo e a concretagem das estruturas de fundação para a sustentação das arenas. A parte estrutural das arenas começa a ser montada já no segundo semestre deste ano.
 
As obras estão sendo realizadas pela Concessionária Rio Mais, com coordenação da Empresa Olímpica Municipal, Riourbe e da Subsecretaria de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas da Secretaria Municipal da Casa Civil.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook