Rio de Janeiro reafirma sua vocação para receber grandes eventos

Logo Rio 2016/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A vocação do Rio de Janeiro para receber grandes eventos cresce a cada ano. Em 2013, a Cidade Maravilhosa se prepara para acolher milhares de visitantes em três dos maiores acontecimentos do mundo. Em junho, a cidade foi uma das sedes da Copa das Confederações, em julho recebe a Jornada Mundial da Juventude e em setembro o Rock in Rio. Vale ressaltar que, em agosto, a cidade sedia ainda o Campeonato Mundial de Judô.
 
Cerca de 2,5 milhões de visitantes, sendo aproximadamente 300 mil turistas estrangeiros de 135 países, são aguardados entre os dias 23 e 28 de julho na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais uma oportunidade para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ ganhar experiência.
 
O gerente de Planejamento de Transporte, Alexandre Varela, por exemplo, abraçou uma função importante na JMJ: o de coordenador do Centro de Imprensa, no Forte de Copacabana. O centro tem capacidade para receber 3 mil dos 6 mil jornalistas credenciados no evento em um espaço de 8 mil metros.
 
“O trabalho aqui é gigantesco, porque tem que pensar em toda a operação. Toda a transmissão televisiva para todo o mundo sai daqui do centro. Hoje (segunda-feira, dia 22) já tivemos entrevistas coletivas com o prefeito Eduardo Paes e o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, e estão previstas outras cinco coletivas. Nossa equipe é formada por 800 pessoas, sendo 200 contratados e mais 600 voluntários. Realizamos na instalação 15 serviços diferentes e a operação é em tempo integral desde o dia 17 até o dia 28”, explicou.
 
Gerente de Relações com a Imprensa no Rio 2016™, Isabel Magalhães vai observar o trabalho dos organizadores e dos jornalistas credenciados para verificar tendências e novidades relacionadas à cobertura do evento. “O número de jornalistas credenciados não se compara ao dos Jogos Rio 2016™, mas é um número expressivo", disse Isabel. "O número de jornalistas estrangeiros ultrapassa a casa dos 2 mil profissionais. Serão sete línguas oficiais de um total de 21. Será importante observar a operação de atendimento à imprensa, que será um pouco mais simples se comparada a dos Jogos Olímpicos, mas existem algumas similaridades".
 
Já Leonardo Barreto, do setor comercial do Rio 2016™, trabalha como coordenador de voluntários no ponto de informação da estação de Metrô Cardeal Arco Verde, em Copacabana. Ele lidera uma equipe com cerca de 110 pessoas e pode ser visto de dia ou de noite, faça sol ou faça chuva dando informações a todos os visitantes. “Está sendo uma experiência muito interessante. Desde sábado, dia 13, já tenho gente trabalhando no metrô durante todo o seu horário de funcionamento. Estou atento a tudo, tomando notas e tirando fotos. Meu objetivo aqui é ajudar, claro, mas também verificar o que está dando certo, o que dá errado e o que a gente pode aproveitar para organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ da melhor forma possível”, disse Leonardo.
 
Outros profissionais do Rio 2016™ estão se desdobrando para fazer da Jornada Mundial da Juventude um grande evento. Exemplo disso é a analista de Documentação, Mariana Barros, que preferiu trabalhar como voluntária, função que está exercendo em Guaratiba, bairro na zona Oeste do Rio de Janeiro, mesmo de férias.
 
Em junho, um importante evento do futebol; em julho, uma grande demonstração de fé; em setembro, um dos maiores festivais de música. Em quatro meses, o Rio de Janeiro recebe três grandes eventos que, a princípio, não teriam ligação. O que os conecta é a energia vibrante de uma cidade que se prepara para acolher milhares de visitantes de todos os cantos do planeta. Com um calendário preenchido por grandes eventos, o ano de 2013 tem sido um importante ano de aprendizado para o Comitê Rio 2016™, que agora acelera o ritmo dos seus preparativos ao alcançar o marco de três anos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 5 de agosto.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook