Rio 2016™ marca presença na SportAccord e apresenta novos planos para Deodoro

Evento reúne as principais organizações para o desenvolvimento do esporte no mundo / Foto: SportAccord

Rio de Janeiro - Como um dos principais eventos do esporte internacional, a Convenção SportAccord reúne, anualmente, representantes das principais organizações envolvidas em ações para o desenvolvimento do esporte no mundo. A edição de 2013 acontece entre os dias 26 e 31 de maio na cidade de São Petersburgo, Rússia. O Rio 2016™ marcou presença no evento, representado pelo seu presidente Carlos Arthur Nuzman e pelo diretor de Esporte, Agberto Guimarães, que aproveitaram a ocasião para discutir algumas propostas do Comitê Organizador para o Parque Olímpico de Deodoro.
 
Em reunião realizada nesta quarta-feira (29) com representantes de oito Federações Internacionais, foram abordadas novas propostas para as instalações esportivas e áreas comuns para espectadores na região. Os planos atualizados sugerem que o Parque Olímpico de Deodoro receba o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama para 10.000 pessoas e que rugby de sete e pentatlo moderno compartilhem a Arena de Rugby e Pentatlo Moderno, instalação temporária para 20.000 pessoas. Segundo a proposta, a Arena de Deodoro também receberia os jogos da fase de grupos do torneio de basquete.
 
O encontro contou com a participação de representantes das federações de basquete, canoagem, ciclismo, hipismo, hóquei sobre grama, pentatlo moderno, rugby e tiro esportivo. Apesar de as propostas estarem sujeitas à aprovação formal dos conselhos das Federações Internacionais, o Presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzmanconsiderou as discussões positivas e produtivas. “Estamos muito contentes com o progresso significativo que fizemos em relação ao Parque Olímpico de Deodoro. Sem dúvida alguma, Deodoro terá um clima vibrante e emocionante nos Jogos Rio 2016™. Esperamos continuar trabalhando estreitamente com nossos parceiros das Federações Internacionais, o COI e o IPC, para atingir nossos objetivos comuns de excelência técnica e uma experiência marcante para os espectadores, comenta Nuzman.
 
Conforme anunciado na reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em fevereiro deste ano, a construção do Parque Olímpico de Deodoro faz do Rio de Janeiro a primeira cidade-sede a contar com dois Parques Olímpicos na realização dos Jogos, complexos esportivos que ficarão de legado para a Cidade Maravilhosa.
 
Ainda na quarta-feira (29), foi realizado um encontro com a imprensa, em que participaram quatro das Federações Internacionais presentes na reunião anterior. Na ocasião, o executivo-chefe do Conselho Internacional de Rugby (IRB, na sigla em inglês), Brett Gosper, aproveitou para ressaltar a inclusão do esporte na região. “Estamos entusiasmados com as discussões altamente positivas com o Rio 2016™ sobre a região de Deodoro, que está sendo proposta como o local das competições masculina e feminina de rugby de sete. Apesar de a instalação ainda estar sujeita à aprovação do Conselho Executivo do IRB, estamos empolgados com os planos do Rio 2016™ para assegurar que a região seja o centro de uma festa acessível e vibrante, assegurando uma grande experiência para os esportes e os torcedores.
 
Para o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schorman, a proposta também agradou. “Participamos de uma reunião excelente e estou muito satisfeito, porque as nossas demandas foram atendidas. Temos que agradecer ao Comitê Organizador Rio 2016™ por nos ajudar a realizar nosso sonho”, completou.
 
Deodoro é a área do Rio com a maior proporção de jovens de até 18 anos e receberá uma interessante mistura de tradicionais esportes olímpicos e novidades do programa dos Jogos. Com as alterações, as disciplinas esportivas estarão dispostas entre os oito centros de competições previstos para a região: o Parque Radical do Rio, que compreende o Estádio Olímpico de Canoagem slalom, o Centro Olímpico de BMX e o Parque Olímpico de Mountain Bike; o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama; a Arena de Deodoro; a Arena de Rugby e Pentatlo Moderno; o Centro Nacional de Hipismo; e o Centro Nacional de Tiro Esportivo.