Comitê apresenta pictogramas inéditos para todas as modalidades

64 pictogramas são apresentados no Rio de Janeiro / Foto: Humberto Deveza

Rio de Janeiro - No sábado, dia 9, o Rio de Janeiro estará há simbólicos mil dias da cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul. Como parte dessa contagem regressiva, o Comitê Olímpico Brasileiro, juntamente com a gerência da marca Rio 2016, apresentou nesta quinta-feira, na capital fluminense, os pictogramas que promoverão a marca dos Jogos na cidade. 
 
Pela primeira vez na história, o comitê realizador dos Jogos criou representações de todas as modalidades olímpicas e paralímpicas, num total de 64 pictogramas - 41 dos esportes olímpicos e 23 dos paralímpicos. Os desenhos passaram, antes de serem apresentados ao mundo, pelo crivo de 42 federações internacionais. 
 
Os novos símbolos do esporte olímpico foram apresentados em cerimônia aberta à imprensa e contou com a presença de jornalistas do mundo todo. Adolescentes da Fundação Bradesco, patrocinador dos Jogos, foram os responsáveis por trazer os pictogramas. Participaram do evento também autoridades do esporte, como o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. 
 
Beth Lula, gerente de marca responsável pela coordenação da equipe de 28 profissionais que criou os pictogramas, salienta o legado de cinco novos desenhos, nunca antes pensados. "Nos esportes paralímpicos, fizemos pela primeira vez da paracanoagem e do paratriatlo. O rugby e o golfe, esportes que voltarão ao programa olímpico em 2016, também foram desenhados. E a maratona aquática, incluída como disciplina solo, teve seu primeiro pictograma", lembra. 
 

Adolescentes de programa social posam com os pictogramas / Foto: Humberto Deveza

O processo todo, ressalta Beth, durou 16 meses e buscou diversas inspirações como, por exemplo, as próprias belezas da cidade-sede, como a pedra da Gávea e o calçadão de Copacabana. Além disso, foi levada em conta a performance do atleta."Queríamos retratar com precisão o movimento do atleta", afirma. A criação dos pictogramas se baseou ainda na própria fonte de letra criada especificamente para a logomarca dos Jogos do Rio. 
 
"Eles [os pictogramas] são uma estratégia muito maior de promoção dos Jogos. Queremos engajar a integração do público, criar uma identidade imediata das pessoas para associar os pictogramas aos esportes", ressalta. 
 
Os desenhos deverão estar presentes por toda a parte durante as Olimpíadas, como foi em Londres: nos locais de competição, nos ingressos, nos guias para turistas, nos produtos licenciados e em todo o material imagético que se relacionar ao Rio 2016.  
 
Mesa redonda
 
Após a cerimônia, o ator Otaviano Costa, apresentador do evento, conduziu uma mesa redonda com três nomes do esporte olímpico e paralímpico, sobre o desenvolvimento de suas respectivas modalidades até 2016. Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby, Ney Wilson Pereira, gestor técnico de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô e Edilson Alves da Rocha, diretor-técnico do Comitê Brasileiro Paralímpico participaram do bate-papo.
 
Ambos destacaram o desenvolvimento de seus esportes no caminho até as Olimpíadas do Rio e discutiram também o processo de garimpo de atletas medalhistas.
 
 

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