Presidentes de Confederações se reúnem no auditório do Rio 2016

Representantes de confederações olímpicas e membros do Comitê Rio 2016 e do COB posam para foto após reunião / Foto: Heitor Vilela

Rio de Janeiro - Representantes de 27 das 30 confederações olímpicas brasileiras se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 7, na nova sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na Cidade Nova. O encontro mensal, que normalmente é realizado no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra, aconteceu pela primeira vez no Rio 2016 e serviu ainda para inaugurar o novo auditório.
 
O diretor executivo de Esportes, Agberto Guimarães, apresentou detalhes do projeto olímpico a todos os presentes. Temas como legado, contratação dos líderes de competição, eventos-teste, arbitragem e voluntários especializados em cada esporte foram alguns dos mais relevantes.
 
Ele respondeu alguns questionamentos e lembrou que cada esporte tem uma necessidade diferente. “Faltam três anos para o início dos Jogos. Ideias para valorizar o esporte e o atleta serão avaliadas e ainda podem ser utilizadas”, afirmou.
Presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Francisco Ferraz, considerou a reunião proveitosa. “Esse é o momento para tirar dúvidas e enriquecer o conhecimento em torno do projeto dos Jogos Olímpicos. A expectativa de legado, a parte de infraestrutura, informações sobre arbitragem. Foi uma reunião importante”, afirmou Ferraz.
 
Antes de começar a reunião, os presidentes e representantes das confederações conheceram o novo quartel-general do Comitê. O presidente do COB Carlos Arthur Nuzman e o diretor de Instalações, Luiz Henrique Ferreira, acompanharam a visita pelos três andares do prédio.
 
A maioria dos presidentes de confederações compareceu ao evento com raras exceções, como o medalhista olímpico em Moscou 1980 Djan Madruga, que representou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e o atleta olímpico Roberto Leitão, que representou a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). Todos os diretores e gerentes gerais do COB também participaram da reunião.