Paes sugere ao COI tirar da Zona Portuária duas construções para os Jogos

Futuro Centro de Mídia dos Jogos, que vinha sendo construído na região portuária / Foto: EOM / Renato Sette Camara

Rio de Janeiro - As Olimpíadas de 2016 estão a menos de dois anos e meio de acontecerem mas, ainda assim, as definições dos locais das principais estruturas necessárias para os Jogos ainda podem sofrer alterações.
 
Nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes surpreendeu ao sugerir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que mudasse as vilas de mídia e dos árbitros para Curicica, na zona Oeste do Rio.
 
A princípio, ambas as construções seriam erguidas na Zona Portuária da cidade, que vem recebendo investimentos milionários no processo de revitalização da área, bastante degradada nas últimas décadas.
 
A "sugestão" de Paes foi feita pouco antes do início da sexta visita de inspeção da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
 
Pouco tempo depois do comunicado do prefeito, o Rio 2016 publicou no Twitter que a Zona Portuária não é mais uma acomodação olímpica.
 
"Nosso objetivo é sempre melhorar áreas degradadas da cidade. Nós temos a proposta de levar para Curicica, que não é exatamente um lugar deespeculação imobiliária. Junto disso, você tem a possibilidade de ter uma economia de R$ 80 a 100 milhões. Então, é uma proposta que pode ser interessante", sugeriu Paes.
 
O interesse da prefeitura em transferir as acomodações para Curicica tem muito a ver com economia de orçamento, de fato. Como a região ainda não teve um boom imobiliário, é possível construir e reformar os apartamentos olímpicos após os Jogos gastando menos dinheiro.
 
Além disso, em Curicica, os aposentos se viabilizariam por meio do "Minha Casa Minha Vida", programa do governo federal.
 
"No início você tinha o porto ainda não viabilizado. Então, levar as coisas para o porto animava a operação. São circunstâncias diferentes, são momentos diferentes. E a gente busca fazer essa economia. Então, se tem essa nova oportunidade, vamos estudar essa nova oportunidade", afirmou.
 
O COI ainda não se pronunciou sobre a nova mudança proposta pelo prefeito. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook