Inaugurados quatro estádios para o Rio 2016

Estádio Mané Garrincha, Mineirão, Fonte Nova e Maracanã são inaugurados em 2013 / Foto:  Fábio Rodrigues Pozzebom/Renato Cobucci/Alessandra Lori/Érica Ramalho

Rio de Janeiro - Único esporte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ disputado em mais de uma cidade, o futebol comemora nesse início de 2013 a inauguração de quatro dos cinco estádios que receberão jogos pelos torneios masculino e feminino: o Mineirão, em Belo Horizonte; o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha; a Arena Fonte Nova, em Salvador; e o Maracanã, no Rio de Janeiro. São paulo também sediará partidas da competição.
Em cada cidade será formada uma espécie de mini Comitê Organizador, sob a gerência da matriz Rio de Janeiro, conforme explicou o coordenador de Competição Esportiva do Rio 2016™, Guilherme Marques. “Todas as áreas operacionais do Comitê Organizador, como transporte, esportes, acomodação, serviços de alimentação, instalações e gestão de marcas (branding) terão representantes nas cidades que receberão o futebol olímpico”, disse Guilherme.
 
Segundo ele, o apoio da esfera pública (município e estado) ao Rio 2016™ nesses locais será fundamental para o sucesso do evento. Mais relevante ainda é o fato de o Brasil receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. “Temos o privilégio de receber essas instalações após a Copa do Mundo, portanto vamos tentar entender com a Fifa o que deu certo e o que deu errado. Vamos aproveitar a experiência dos profissionais que trabalharam na Copa do Mundo, pessoas com conhecimento dos requerimentos da Fifa”, explicou o ex-atleta do vôlei de praia, que lembrou ainda que o Comitê Rio 2016™ tem que prover quatro campos de treinos por cidade às seleções participantes do torneio olímpico.
 
Inaugurados -  Primeiro estádio dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ a ficar pronto, o Mineirão foi reinaugurado no fim de 2012, mas a primeira partida aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2013, quando o Cruzeiro venceu o rival Atlético (MG) por 2 a 1, em Belo Horizonte. No dia 24 de abril, a seleção brasileira estreou no estádio e empatou com o Chile em 2 a 2.
 
Com capacidade total para 62.547 torcedores, o Mineirão fica perto da Lagoa da Pampulha e manteve a fachada, assim como parte da cobertura e a arquibancada superior. No fim de maio, foi instalada uma usina de energia solar fotovoltaica que tem o potencial para abastecer até 900 residências, 10% será usada no próprio estádio.
 
Já a Arena Fonte Nova, em Salvador, foi o segundo estádio entregue à população. Com capacidade para 50.433 torcedores, o novo palco do futebol baiano conta com modernos vestiários com nove banheiras de hidromassagem, chuveiros e armários individuais.
Construída no mesmo local da antiga Fonte Nova, cuja estrutura foi toda colocada no chão, em agosto de 2010, a arena foi inaugurada com uma partida entre Bahia e Vitória, que marcou a volta do maior clássico do estado na capital baiana após seis anos de uma longa ausência. Durante a Copa das Confederações, o estádio será palco de três partidas, incluindo o confronto entre Brasil e Itália.
 
Sede da estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações no dia 15 de junho contra o Japão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi inaugurado no dia 18 de maio e terá capacidade para receber 70.800 espectadores, que na primeira fila ficam a sete metros do gramado. Uma área dedicada à imprensa, com capacidade para 2.850 jornalistas, também faz parte da estrutura. O local estará aberto com sua capacidade total no dia 26 de maio para receber o confronto entre Santos e Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
 
Palco das semifinais e finais dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, o Maracanã de hoje comporta um público de 78.838 pessoas. O estádio recebeu o primeiro evento-teste no fim de abril, mas será inaugurado oficialmente apenas no dia 2 de junho, quando Brasil e Inglaterra se enfrentam pela 25ª vez desde a primeira, em 1956. Entre os números do novo Maracanã, destacam-se 60 bares para o público, seis rampas de acesso e quatro placares eletrônicos de 98m2 cada.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook