Governo desmente Paes e garante Baía 80% limpa para os Jogos

Eduardo Paes havia dito que a Baía não seria limpa a tempo das Olimpíadas / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Não durou nem um dia a imunidade da declaração de Eduardo Paes, que afirmou não ser possível despoluir a Baía de Guanabara a tempo dos Jogos de 2016. Nesta segunda-feira o governo do Estado do Rio de Janeiro veio, por meio da Secretaria Estadual do Ambiente, desmentir o prefeito. 

Por meio de nota oficial, o órgão informou que o objetivo é limpar a Baía, conforme promessa feita há anos ao carioca. O próprio governador, Luiz Fernando Pezão, garantiu que o trabalho tem em vista entregar o local despoluído até os Jogos. 

"Somos nós que estamos licitando as obras para limpeza da Baía. O prefeito está ajudando. Estamos trabalhando. Ainda temos essa meta. Não desistimos", informou Pezão, após a inauguração do Centro Aberto de Mídia para a Copa do Mundo, no Rio. 

Mais incisiva nas declarações, a Secretaria Estadual do Ambiente estabeleceu de pronto que será possível cumprir o que foi prometido: entregar o local para as Olimpíadas com 80% saneado. 

"Para deixar mais clara estratégia, a meta olímpica assumida pelo governo do Rio é aumentar para 60% a rede de esgoto dos 15 municípios do entorno da Baía de Guanabara até 2016. Já subimos de 18% para cerca de 40% desde 2007. Somada a isso, a implantação das UTRs (Unidades de Tratamento de Rio) na foz dos rios que desembocam na Baía custarão uma redução de mais de 50% da poluição, sendo possível atingir a meta de sanear 80%", traz a nota. 

Paes havia dito, durante o final de semana, que o local não ficaria limpo para a Olimpíada e que isso seria uma pena, visto que a limpeza da Baía é uma obra aguardada pela população carioca há tempos. O prefeito ainda havia garantido que a parte onde seriam disputadas as provas olímpicas estaria limpa e não ofereceria risco aos atletas. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook