Federações internacionais de seis esportes visitam os locais dos jogos no Rio 2016

Vice-presidente da ITTF, Neil Harwood, discute detalhes da instalação de tênis de mesa com a equipe do Rio 2016™ / Foto: Divulgação Rio 2016™

Rio de Janeiro - Responsáveis por todos os requerimentos técnicos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as federações esportivas internacionais trabalham em parceria com o Rio 2016™. Em março, representantes de seis entidades reuniram-se com integrantes de diversas áreas funcionais do Comitê Organizador, visitaram os locais de competição e trocaram ideias sobre o projeto.
 
Entre os principais assuntos abordados nessas visitas estão os preparativos para os eventos-teste, idas a locais de competição e de treinamento e a validação de conteúdos específicos, como os pictogramas de cada esporte. “Junto com os atletas, as federações internacionais são os clientes mais importantes para o Departamento de Esportes. Trabalhamos em conjunto tirando dúvidas e mostrando como está o andamento dos nossos projetos. Eles querem conhecer todas as instalações, se familiarizar com locais de treinamento e outros detalhes”, explicou o gerente de Competição Esportiva, Rodrigo Garcia.
 
A primeira visita foi da Federação Internacional de Hóquei (FIH). Quatro profissionais estiveram no Rio: o presidente, Leandro Negre, o secretário-geral, Kelly Fairweather, o diretor de esporte, David Luckes e Susan Neil, membro do Conselho Executivo. Na segunda semana de março, foi a vez da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que enviou seu vice-presidente, Neil Harwood, e o especialista em Jogos Olímpicos e Eventos, Raul Calin. Entre os dias 20 e 29, a União Ciclística Internacional (UCI), a Federação Internacional de Vela (Isaf), a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) também realizaram uma série de reuniões com o Comitê Rio 2016™.
 
O gerente de mountain bike e BMX da UCI, Peter Van den Abeele; o vice-presidente Scott Perry e o chefe de competições da Isaf, Alastair Fox; o vice-presidente da ISSF, Gary Anderson, e o secretário-geral da ISSF, Franz Schreiber; além de seis integrantes da UIPM, incluindo o seu presidente, Klaus Schormann, também visitaram a cidade.
 
Arquiteta responsável pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, em Deodoro, Tayomara Gama participou da visita da ISSF e comentou: “Foi muito produtiva. Fomos ao estande de tiro esportivo e lá ouvimos as sugestões da federação internacional para o espaço. Vamos fazer os estudos para ver se as sugestões são de fato viáveis. Faremos o possível para que todos os clientes sejam atendidos da melhor maneira possível”, disse.
 
O trabalho integrado mostra claramente a estratégia do Rio 2016™. Para abril, as visitas confirmadas são da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e da Federação Internacional de Canoagem (ICF), ao passo que, para maio, já estão agendadas visitas da Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook