Exposição sobre Jogos Olímpicos encerra temporada no Rio

Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, a mostra visitará a capital do país no próximo ano / Foto: Paulo Marrucho

Rio de Janeiro - A exposição ‘’Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte’’, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), chegou a sua última semana no Rio de Janeiro. Com um alto número de visitações, a mostra, que ficará em cartaz no Museu Histórico Nacional até o próximo domingo, dia 1 de dezembro, teve um balanço bastante positivo.  Desde sua abertura, no dia 13 de setembro, cerca de 35 mil pessoas foram prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a história dos Jogos. Esse número de visitantes conseguiu superar a passagem da mostra em São Paulo, que recebeu cerca de 24 mil visitas. A próxima parada da exposição será na cidade de Brasília, a partir de março.

A grande adesão do público infanto-juvenil também foi notável na passagem da mostra pelo Rio de Janeiro. Aproximadamente 200 colégios com cerca de 6 mil alunos estiveram no museu durante a temporada. Para a Diretora Cultural do COB, Christiane Paquelet, esse foi o principal destaque. ‘’A exposição no Rio de Janeiro foi um sucesso em todos os quesitos. Mas sem dúvida, a garotada foi o grande barato por aqui.  O número de crianças que visitou é impressionante. É muito bom saber que elas já vivem o espírito olímpico e estão interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre esporte’’, avalia. Sobre a próxima passagem, Paquelet está otimista. ‘’Como não poderia deixar de ser, a expectativa para Brasília é das melhores. A capital brasileira já tem uma cultura muito forte no esporte e na arte. Tudo leva a crer que sairemos bem contentes de lá também’’, avalia Paquelet.
 
O público que compareceu ao museu pode ver de perto cerca de 300 peças que ficaram marcadas na trajetória dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. Entre elas, o discurso do Barão de Coubertin, que foi uma proposta de sucesso de recriação dos Jogos Olímpicos, a réplica da primeira cesta de basquete, arma do atleta Guilherme Paraense, primeiro medalhista brasileiro nos Jogos, o kimono da Sarah Menezes, judoca medalhista de ouro, em Londres 2012, além da mascote Misha, que ficou famosa ao chorar no encerramento dos Jogos de Moscou em 1980.
 
“Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”
 
A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” apresenta peças e objetos pertencentes ao Comitê Olímpico Internacional (COI) – detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema – e  um acervo reunido especialmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que contam a história do esporte internacional.
Para aproximar o público do espírito olímpico, a exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.
A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” ficará em cartaz no Museu Histórico Nacional, com entrada gratuita, até o dia 01 de dezembro. Em março de 2014, a mostra será realizada em Brasília.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook