Especial 2 anos: Parque Olímpico já exibe formas com turno de 22h

Vila Olímpica também já tem formas: dos 31 prédios a serem construídos, oito já foram totalmente erguidos / Foto: Divulgação / Ilha Pura

Rio de Janeiro - Palco de 16 modalidades olímpicas e 10 paralímpicas, o Complexo de Deodoro começa a ganhar suas primeiras formas após passar por diversas dificuldades no início de suas construções, como atrasos nos cronogramas e greve dos operários. 

A dois anos do início dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, as obras do Parque Olímpica estão a todo vapor, com um turno de 22h diárias para que possam ser entregues a tempo das Olimpíadas. 

Iniciadas em julho de 2012, as obras avançaram mais nos últimos meses, após a greve de duas semanas que paralisou as construções em abril. Hoje, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e do Centro Principal de Imprensa (MPC), outras quatro arenas das sete previstas no local despontam na imensa área de mais de um milhão de m². 

Outro ponto a se destacar é a evolução das redes subterrâneas de drenagem, água, esgoto, incêndio e de eletricidade, hoje 60% concluídas. Até o final de 2015, prevê-se que todas estejam prontas, com exceção do Centro Aquático, com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2016. 

Das arenas que ganham formas, destacam-se os três halls olímpicos, interligados uns aos outros. O Hall 1, do basquete, com muitos operários, enfrenta sua fase inicial; o Hall 2, em fase intermediária, receberá o judô e as lutas; por fim, o Hall 3, mais adiantado de todos, já tem as arquibancadas do taekwondo e da esgrima ganhando formas. 

A menos de 1km do Parque Olímpico, a Vila Olímpica também já exibe suas formas. Todos os 31 prédios que serão entregues já começaram a ser construídos e oito deles já estão totalmente erguidos. De acordo com o cronograma, deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2016 e abrirem suas portas 20 dias antes do início dos Jogos. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook