Especial 2 anos: palco do atletismo, Engenhão será entregue em novembro

Engenhão será previamente entregue em novembro e novas obras não impedirão que o estádio receba jogos de futebol / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Um dos locais de competição previstos para ficar pronto para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o estádio Engenhão entrou na retafinal da reforma de sua cobertura e deverá ficar pronto em novembro deste ano. 

Nessa terça-feira 05 de agosto a cidade comemora a marca de 2 anos para o início das Olimpíadas e tem a expectativa de ter o estádio do Botafogo entregue 20 meses após o início das obras de reforma na cobertura. 

Em março de 2013, um relatório identificou um perigo iminente de queda da cobertura caso houvessem ventos acima de 63 km/h. Isso porque os arcos, que sustentam a estrutura metálica, se deslocaram 50% acima do previsto pela construtora. 

No mês passado, em julho, 34 torres, instaladas para aliviar o peso da cobertura, anteveram a colocação de mastros e tirantes, também com fins de reforço dos arcos. 

Atualmente a estrutura de reforma do Engenhão conta com 500 operários (sendo 30 alpinistas) e três guindastes (um de 500 toneladas e dois menores). 

Além da reforma da cobertura, estão previstas obras de entorno, iniciadas em junho. A Praça do Trem faz parte disso e deverá se tornar o maior acesso ao estádio do Botafogo, além de uma grande área de lazer do Grande Méier, na zona Norte do Rio. 

Fora as ações demandadas após o laudo da cobertura, outras obras previstas para os Jogos Olímpicos estarão em andamento nos próximos meses. Dentre elas, a instalação de novas 15 mil cadeiras, elevando a capacidade do estádio para 60 mil pessoas, novo sistema de som, aumento das câmeras de segurança e melhoria na iluminação da pista de atletismo do Engenhão.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook