Austrália proíbe seus atletas de beberem em 2016

Australianos não poderão aproveitar lado boêmio do Rio em 2016 / Foto: Humberto Deveza

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico da Austrália decidiu proibir, segundo o blog Talking Sport, do diário inglês The Guardian, a bebida alcoólica de seus atletas durante as disputas dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. O texto afirma, em tom de brincadeira, que o comitê baniu o único esporte que os australianos ainda são bons em Olimpíadas: a bebida.

A proibição valerá para toda a área da vila olímpica onde os atletas do país estarão alojados. "Nós esperamos um alto padrão de comportamento no Rio - maus comportamentos não serão tolerados", afirmou Kitty Chiller, chefe de missão da delegação australiana em 2016.

O banimento do álcool terá um efeito particuarlmente impactante em atletas que tradicionalmente disputam provas apenas na primeira semana de Jogos, como os da natação e do remo, por exemplo. "Muitos países mandam seus atletas embora após esse período de disputas. Nós não fazemos isso porque queremos que nossos atletas tenham uma experiência holística, mas isso não inclui passar todas as noites em boates, dormindo apenas no dia seguinte", disse Chiller. 

A justificativa para proibir definitivamente o álcool é de que, mesmo os atletas que não disputarão mais provas podem prejudicar os que ainda se preparam para suas competições. Ao chegarem bêbados na Vila Olímpica, fazem barulho e se comportam como péssimos companheiros de quarto. 

O texto do The Guardian ironiza dizendo que, obviamente, é completamente inapropriado proibir jovens de se divertirem. E vai além na ironia: será muito fácil segurar mais de 200 jovens atletas no Rio de Janeiro, cidade que eles chamam de "capital mundial das festas". É esperar para ver como o comitê vai se comportar quando os atletas estiverem de fato curtindo o Rio.