Maria Portela é a nova número um do mundo no 70kg

Maria Portela foi campeã do Grand Slam de Ecaterimburgo no domingo / Foto: DivulgaçãoMaria Portela foi campeã do Grand Slam de Ecaterimburgo no domingo / Foto: Divulgação

São Paulo - Campeã do Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, nesse domingo, dia 18, a brasileira Maria Portela somou mil pontos e assumiu a liderança do peso médio feminino (70kg) no Ranking Mundial da Federação Internacional de Judô atualizado nesta segunda-feira, dia 19.
 
O Brasil agora tem três judocas no topo do mundo, já que Érika Miranda (52kg) e David Moura (+100kg) se mantiveram em primeiro lugar de suas respectivas categorias nesta atualização da listagem. Apenas Brasil e Japão têm três líderes de ranking.
 
“Liderar o ranking mundial é uma coroação pelos resultados, mas serve para me manter alerta e continuar em busca de evolução”, avaliou Portela, que ultrapassou a atual campeã mundial Chizuru Arai, do Japão, depois de emplacar uma sequência de nove lutas invicta e dois ouros consecutivos no Circuito Mundial (World Masters São Petersburgo 2017 e Grand Slam de Ecaterimburgo 2018). A brasileira soma 5241 pontos contra 4650 da japonesa. 
 
No top 10 do mundo, o Brasil tem ainda Mayra Aguiar (2º), Maria Suelen Altheman (4º), Rafael Silva (4º), Rafaela Silva (7º), Jéssica Pereira (8º), Beatriz Souza (8º), Eduardo Yudy (10º) e Eric Takabatake (10º). Acesse o Ranking completo aqui. 
 
Nesse final de semana, a seleção conquistou oito medalhas no Grand Slam da Rússia e 12 no Aberto de Lima, no Peru. As próximas competições da seleção principal neste mês serão o Aberto de Buenos Aires, 24 e 25, e o Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, de 30 de março a primeiro de abril.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook