Brasil conquista bronze no primeiro dia de Grand Slam de Dusseldorf

Peso ligeiro (60kg) garantiu a primeira medalha do Brasil na Alemanha nesta sexta-feira / Foto: Divulgação/ CBJPeso ligeiro (60kg) garantiu a primeira medalha do Brasil na Alemanha nesta sexta-feira / Foto: Divulgação/ CBJ

Alemanha - O brasileiro Eric Takabatake conquistou a medalha de bronze do Grand Slam de Dusseldorf, nesta sexta-feira, 23, primeiro dia de competições na Alemanha. Para garantir a primeira medalha do Brasil no evento, o peso ligeiro derrotou por ippon, pontuação máxima do judô, o tunisiano Fraj Dhouibi na luta pelo terceiro lugar.
 
Takabatake chegou à disputa pelo bronze após vencer a repescagem contra Vugar Shirinli, do Azerbaijão, com um waza-ari a poucos segundos do fim da luta. Antes disso, ele havia vencido o alemão Lukas Klemm, por ippon, e Adonis Diaz, dos Estados Unidos, por um waza-ari. Sua única derrota aconteceu nas quartas-de-final para o georgiano Lukhumi Chkhvimiani.
 
Phelipe Pelim, também no peso ligeiro (60kg), estreou com vitória por ippon sobre Artem Lesyuk, da Ucrânia, mas caiu nas oitavas para o tunisiano Fraj Dhouibi, adversário de Takabatake na luta pelo terceiro lugar.  
 
Competindo pela primeira vez em 2018, Érika Miranda também chegou à disputa pelo bronze, mas sentiu dores na região lombar e foi poupada de sua última luta em Dusseldorf, terminando, assim, em quinto lugar. Antes disso, Érika havia vencido a mongol Khorloodoi Bishrelt, nas oitavas, por ippon, e, em seguida superou a espanhola Estrella Sheriff, com um waza-ari no golden score das quartas-de-final. Na semifinal, porém, a brasileira sofreu dois waza-aris (ippon) de Karolina Pienkowska, da Polônia, e ficou fora da final pelo ouro. 
 
Na mesma categoria, Eleudis Valentim venceu a portuguesa Mariana Esteves, por ippon, na primeira rodada, mas parou na também polonesa Agata Perenc ao sofrer três punições (ippon). 
 
Competição continua neste final de semana com mais brasileiros no tatame
 
As disputas no ginásio do ISS Dome continuarão neste final de semana, com mais 11 atletas brasileiros em ação. No sábado, dia 24, lutarão Ketleyn Quadros (63kg), Barbara Timo (70kg), Marcelo Contini (73kg), Alex Pombo (73kg) e Leandro Guilheiro (81kg).
 
Domingo, dia 25, será a vez de Mayra Aguiar (78kg), Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Ruan Isquierdo (+100kg).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook