Há um ano Mayra Aguiar conquistava o bronze nos Jogos Rio 2016

Gaúcha fez história ao ser a primeira brasileira a ganhar duas medalhas olímpicas no judô / Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COBGaúcha fez história ao ser a primeira brasileira a ganhar duas medalhas olímpicas no judô / Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Rio de Janeiro - No dia 11 de agosto de 2016, há exatamente um ano, a brasileira Mayra Aguiar saía vitoriosa na disputa pela terceira colocação da categoria até 78Kg do judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A brasileira derrotara com um yuko de vantagem a cubana Yallenis Castillo. Aquela era sua segunda medalha de bronze olímpica e a 21ª do judô brasileiro, na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico. 
 
"Foi uma nova competição e eu saí campeã. Medalha olímpica não tem cor e eu não poderia sair daqui sem ela, quando eu perdi a luta eu saí abalada, mas no judô a gente aprende a cair e levantar", comemorou Mayra após a luta. 
 
A gaúcha fez história nos Jogos por ser a primeira lutadora do judô a conquistar duas medalhas olímpicas para o país. "Conquistei uma medalha olímpica em Londres, mas com essa vibração no Brasil foi bem diferente. A energia da torcida me deu força para voltar ao tatame e ganhar a luta”.  
 
Nos combates do dia, Mayra fora derrotada nas semifinais pela francesa Audrey Tcheumeo com duas punições. Nas quartas, ela venceu a alemã Luise Malzahn com um shido e na primeira luta derrotou a australiana Giambelli Miranda por finalização em 40s. 
 
Mayra é natural de Porto Alegre/RS, tem 25 anos e começou a praticar judô com seis. Aos 14 já era profissional. Em 2012, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Foi campeã no Mundial de Chelyabinsk em 2014 e vice-campeã no Mundial de Tóquio em 2010. Em Toronto, nos Jogos Pan-americanos de 2015, conquistou a medalha de prata e em 2007 também garantiu a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook