Seleção escolar de judô tem treino de luxo com campões olímpicas

Sarah e Rafaela treinaram com os 55 atletas participantes da 2ª edição do Treinamento de Campo dos Jogos Escolares da Juventude / Foto: Divulgação/CBJSarah e Rafaela treinaram com os 55 atletas participantes da 2ª edição do Treinamento de Campo dos Jogos Escolares da Juventude / Foto: Divulgação/CBJ

Rio de Janeiro - Os 55 jovens judocas que participaram da 2ª edição do Treinamento de Campo de Judô Escolar tiveram uma oportunidade que poucos judocas no Brasil têm: treinar com as campeãs olímpicas Sarah Menezes e Rafaela Silva no dojô do Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca.
 
A atividade aconteceu na quinta-feira, dia 12, e foi comandada pelo técnico da seleção olímpica feminina, sensei Mario Tsutsui, que está no Rio especialmente para acompanhar a preparação de Rafaela para o Mundial de Budapeste.
 
"Foi bem divertido, a gente fez uma troca de experiências. Começamos o aquecimento com eles, fizemos randoris. Percebi que tem atletas que rapidinho vão estar na seleção porque demonstraram talento e potencial. É de extrema importância esse treino em conjunto com todos os estados antes da competição para fortalecer o judô do nosso país", elogiou Sarah, que já lutou e venceu os Jogos Escolares da Juventude e foi campeã olímpica em Londres 2012.
 
A seleção escolar tem atletas de 13 a 16 anos oriundos de 21 estados brasileiros. A paraense Adriane Fernanda da Silva, de 16 anos, fez randoris (simulações de luta) com Sarah e comemorou a oportunidade de pegar no quimono de uma campeã olímpica. "Foi uma experiência ótima. A gente se sente muito feliz por treinar com uma campeã olímpica. É uma honra para gente fazer esse treino com elas", descreveu Adriane.
 
Para Rafaela, o treino mostrou que a jovem equipe já possui muita vontade. Característica que, para ela, é o que se procura em um futuro campeão. "Veio uma galerinha bem forte. Pude segurar no quimono de alguns atletas e tem bons judocas nesse grupo. Eles sabem que a gente é um pouco mais experiente, então eles vêm com mais vontade, como se viessem para uma competição", destacou a campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.
 
As próximas etapas dos Jogos Escolares serão realizadas na segunda metade do ano. Curitiba (PR) receberá a etapa de 12 a 14 anos, entre os dias 12 a 21 de setembro; enquanto Brasília (DF) será a sede da etapa de 15 a 17 anos, entre 16 a 25 de novembro.

Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook