Especialistas dão dicas para os novatos no 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

Muitos participantes correm pela primeira vez nesse evento / Foto: DivulgaçãoMuitos participantes correm pela primeira vez nesse evento / Foto: Divulgação

São Paulo - Os 10 KM Tribuna FM-Unilus são conhecidos por vários pontos positivos. É a maior prova do País na distância, tem o percurso mais rápido e também uma grande incentivadora para a iniciação à corrida.
 
Muitos participantes correm pela primeira vez nesse evento, sobretudo, incentivados por amigos e companheiros de trabalho nos famosos pelotões, os grupos uniformizados formados por empresas, academias, clubes.
 
Para ter uma ideia, mais da metade dos inscritos são provenientes das equipes, trazendo vários novatos para a disputa. Para terem uma estreia confortável, saudável, alegre, especialistas dão dicas de como proceder. Há vários temas em questão. A preparação, o que vestir, como correr, alimentação, hidratação.
 
Emerson Gomes, ex-triatleta e hoje coordenando uma das maiores assessorias esportivas do País, a Marcos Paulo Reis, fala com propriedade de quem conhece bem a disputa. Entre as orientações, está o pré-prova: “Prepare o seu uniforme um dia antes. Coloque o número na roupa, verifique se os alfinetes não machucarão os mamilos. Não dobre o número”, orienta.
 
Ele também fala sobre o que vestir no dia da corrida. Como há possibilidade de chuva no domingo, é preciso estar preparado. “Se estiver chovendo, proteja-se com uma capa de chuva ou impermeável, para se manter aquecido antes da largada. De preferência algo que possa descartar durante o percurso. O boné ou viseira também ajudam se estiver chovendo. O tênis deve ser leve, macio e que não retenha muita água. Use camisetas ou regatas esportivas”, destaca, fazendo um alerta: “Não corra sem meias”.
 
Ainda sobre a chance de chuvas, a professora Marcia Proença, que também orienta vários iniciantes em corridas e terá um grupo grande na prova, ressalta sobre o percurso. “É bom prestar atenção no terreno onde pisa, principalmente com chuva, quando surgem poças d’água. Usar viseira ou boné ajudam a evitar a água direto no rosto”, diz.
 
O médico do esporte e fisiologista do Santos FC, Luiz Fernando de Barros, dá recomendações importantes. “Descanse bem no dia anterior. Durma cedo e acorde com tempo suficiente para um bom café da manhã. Na véspera, faça refeições regradas, escolhendo alimentos de fácil digestão, com ênfase nos carboidratos para possibilitar um bom estoque energético”, aconselha, também lembrando a hidratação. “Hidrate-se muito bem antes, durante e após a prova. Com água e isotônicos”, enfatiza.
 
A alimentação é outro fator importante para quem vai correr. Nos dias que antecedem a prova é saudável comer mais carboidratos e beber mais líquidos, evitar o álcool. Aumente uma porção de carboidrato (pão, torrada, biscoitos simples) e uma fruta. “Evite muita fibra, como granola, barrinhas de cereal e pão integral, e muita gordura, como produtos de leite integrais, queijos amarelos e cremosos, frios gordurosos, como salame, presunto e mortadela”, avisa Emerson Gomes. “Tente limitar as porções de manteiga, margarina e óleos utilizados na salada, grelhados ou cozidos”, acrescenta.
 
Como correr - Na prova, o mais importante é respeitar seus limites, garantindo um ritmo cadenciado. “Posicione-se na largada com 20 minutos de antecedência. Não tente sair desviando de todo mundo à sua frente, pois dessa forma, você correrá maior distância e se desgastará ainda mais”, explica Emerson Gomes. “E antes de se posicionar na largada, faça um aquecimento, mobilizando articulações e/ou uma corrida leve de aproximadamente dez minutos”, reforça.
 
“Respeite os seus limites. Mantenha um pace de prova compatível com os seus treinamentos e nível de condicionamento físico”, fala Luiz Fernando de Barros. “Não se preocupe com os outros corredores. Faça a sua corrida e, se sentir alguma dor ou mal-estar, pare! Sua saúde está em primeiro lugar”, indica o fisiologista.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook