Wine Run traz lucro para a Serra Gaúcha

Festa na linha de chegada / Foto: Revista ADEGA/Divulgação

São Paulo - No dia 4 de maio, o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, receberá uma legião estimada em 1200 corredores, atraídos para a segunda edição da Wine Run. A prova, que contempla percurso de 21 Km (meia maratona), percorrido individualmente, em dupla ou trio, cresceu 400%, comparada à edição passada. Mas não foi só o número de competidores que cresceu. O evento também terá 30% mais patrocinadores e apoiadores em relação a 2012, firmando-se como importante ferramenta de divulgação das marcas da região, associadas à cultura do vinho. 
 
Além desses atletas, predominantemente amadores, que correm pelo simples prazer de praticarem o exercício que gostam, a região receberá ainda visitantes interessados em acompanhar a prova. E, claro, em provar a comida e os vinhos do lugar. A expectativa é de que esse movimento maior no período do evento gere lucros em torno de R$ 2 milhões, num único final de semana, para os mais diferentes ramos, como rede hoteleira, restaurantes, loja e vinícolas da região.
 
"O mercado de corrida de rua no Brasil tem 5 milhões de praticantes e movimenta R$ 3,5 bilhões por ano. Parte desse público se identifica com provas associadas ao turismo, como é o caso da Wine Run", explica Freddy Carvalho, gerente de marketing da competição.
 
As chamadas corridas do vinho existem há alguns anos na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a Wine Run é pioneira nesse segmento. E, segundo os organizadores, é adequado à cultura e perfil do brasileiro. Além de movimentar a economia da Serra Gaúcha, dá maior exposição à região e às marcas associadas, abrindo uma frente para os patrocinadores na indústria local que envolve esporte e turismo.
 
"O marketing esportivo oferece oportunidades pontuais para as empresas fazerem algo diferente para atrair o consumidor. As vinícolas, por exemplo, oferecem cupons de desconto de seus produtos no kit que o corredor recebe", conta Freddy Carvalho. "Um evento temático como o nosso tem por objetivo maximizar a associação das empresas participantes ao mercado de vinho e está inserida em um contexto mais amplo que envolve também as atrações turísticas da Serra Gaúcha e festas típicas da região, como a do espumante".
 
A Caixa Econômica Federal, que investe no atletismo brasileiro e apoia eventos esportivos em geral em todo o País, é um exemplo de patrocinador que mergulha nesse filão e coloca sua marca na Wine Run. "Essa competição é uma oportunidade que surgiu trazendo ações diferenciadas para um público selecionado. Dentro do universo das corridas de rua, é difícil encontrarmos algum projeto como esse que se destaque com diferencial tão específico e especial", atesta Simone Castelo Branco, gerente nacional de marketing esportivo da Caixa.
 
A Wine Run Brasil terá largada às 8h30 do dia 4 de maio, na Vinícola Aurora (rodovia RS 444), no município de Bento Gonçalves. O prazo limite de chegada é 12 horas, na Via Trento, no campo de futebol em frente à subprefeitura do mesmo município. As inscrições se encerraram no último dia 8, quando a corrida chegou ao seu número limite de 1.200 competidores.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook