Volta à Ilha 2013 vai reunir 3 mil e 700 atletas

A 18ª edição do Volta à Ilha ASICS vai reunir 3,7 mil atletas / Foto: Divulgação

Florianópolis - A 18ª edição do Volta à Ilha ASICS vai reunir 3,7 mil atletas que vão se revezar para completar o percurso de 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina no dia 20 de abril. Para os 46 corredores que se inscreveram na categoria Dupla, o desafio é ainda maior. No ano passado, os campeões desse grupo completaram a volta em 19º lugar entre as 400 equipes participantes, com um tempo recorde de 10h18min48s.
 
A maioria dos atletas que corre na categoria Dupla adota a estratégia de revezar a cada um ou dois percursos. Enquanto um corre, o outro segue de carro até o ponto da próxima troca. Foi assim que a dupla de Goiás, formada por Sinei Mendanha, 24, e Cleiser Alves, 34, da equipe André Villarinho, venceu a corrida pelo quarto ano consecutivo em 2012 e conquistou o favoritismo da torcida. Mendanha é peão de fazenda em Americano do Brasil e Alves é servente pedreiro em Goiânia.  “Adaptamos o treino para as mudanças no percurso. Nossa preocupação é fazer a prova bem e baixar nosso próprio tempo”, conta o treinador André Villarinho.
 
Mas eles não estão sozinhos. A dupla treinada por Rodrigo Tomazelli, de Porto Alegre, ficou em segundo lugar no ano passado. Este ano, o atleta Luis Fernando Luz, de 33 anos, substituiu Rodrigo Quevedo, que dividiu a prova com Tiago de Mello, de 29 anos, em 2012. Os dois formam a dupla Companhia dos Cavalos e pretendem vencer os favoritos. “A ideia é dar ainda mais trabalho para os goianos. Vamos tentar baixar o tempo de 10 horas para ganhar deles”, projeta o treinador.
 
Outra dupla que participará da prova buscou no ambiente virtual uma forma de vencer a distancia e manter o estímulo. “Este ano não pudemos treinar juntos, mas trocamos mensagens pela internet para mantermos a motivação. Além de ser a melhor prova do mundo, o Volta à Ilha também é boa uma desculpa para nos falarmos todos os dias”, conta a farmacêutica Maria Clara, 27 anos, que participará da prova na categoria Dupla com seu pai, o médico Rolf Hillmann, de 56 anos, que mora há 1 ano na Austrália e voltará para o Brasil especialmente para correr a 18ª edição do Volta à Ilha ASICS.
 
“Cada categoria é uma disputa a parte. Os atletas que conquistaram a segunda e terceira posição voltam para tentar conquistar o primeiro lugar”, explica o idealizador da prova, Carlos Duarte. Ao todo são oito categorias, que vão de iniciantes a atletas de elite. A categoria Participação tem maior número de inscritos, com mais de 200 equipes. Já entre as competitivas, a Aberta/Mista é a que reúne mais atletas, com 43 grupos na disputarão o troféu este ano.
 
Solidariedade - A Eco Floripa Eventos Esportivos irá doar parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade.
 
Confraternização - Entre os dias 18 e 21 de abril será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 21 de abril (domingo), às 9h30, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 18° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre os atletas, seus familiares e convidados. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha.
 
Volta à Ilha ASICS acumula prêmios - No ano passado, o Revezamento Volta à Ilha ASICS recebeu o prêmio “Destaque do Esporte” pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Também em 2012, a edição da Revista Viagens e Turismo, de 2012, premiou a prova como a 5ª melhor corrida do mundo. Já a Revista O2 entregou o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil”, nos anos de 2007, 2008 e 2009, ao organizador do evento, Carlos Duarte. Esse reconhecimento foi destacado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a “Melhor Corrida do Brasil”, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o “Melhor Evento de Aventura” do país.