Vitórias estrangeiras na 15k Sargento Gonzaguinha

Vitória etíope no masculino / Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

São Paulo - O topo do pódio da 15k Sargento Gonzaguinha/Corrida de São Paulo foi dos estrangeiros. O etíope Belete Terefe e a queniana Ednah Mukhwana foram os vencedores da 46ª edição da disputa, realizada na manhã deste domingo, 16 de dezembro, em São Paulo. 
 
Terefe completou o percurso, que passou pelas ruas a avenidas da Zona Norte da cidade, com o tempo de 45min39seg, enquanto Ednah marcou o tempo de 55min03seg. O Brasil garantiu o vice nas duas categorias: Rafael de Novais fez a marca de 45min45seg, enquanto a bicampeã Sirlene Pinho chegou no Centro de Capacitação Física e Operacional (Escola de Educação Física da Polícia Militar), local da chegada, com 56min12seg.
 
Uma das mais tradicionais provas do calendário nacional, a 15k Sargento Gonzaguinha repetiu o sucesso das edições anteriores. Cerca de 5 mil atletas participaram do evento - divididos também pela prova de 3 km e a caminhada com a mesma distância -, colorindo a manhã cinzenta deste domingo na capital paulista. Destaque também para a disputa entre os militares, que tiveram com campeões Leandro Oliveira, com 47min03seg, e Gisele de Jesus, com 58min23seg.
 
No masculino, a prova foi marcada pelo bom duelo entre Belete e Rafael. Os dois seguiram juntos por quase todo os 15 km, sendo que o etíope conseguiu uma escapada no final, importante para confirmar a vitória. "Foi uma boa prova, com um percurso agradável. A disputa foi boa e consegui um bom arranque nos metros finais para garantir a vitória. Agora é pensar na São Silvestre", destacou o vencedor.
 
O brasileiro Rafael gostou do desempenho, mas também lamentou os dois quilômetros decisivos da prova. "Comecei meio travado e só me soltei no quilometro 5. Depois a briga foi boa até o final, quando ele teve forças para fazer o arranque e não consegui alcançar. Mas estou feliz e só tenho de agradecer ao meu treinador", afirmou o corredor, de 21 anos, natural de Itapecerica, em São Paulo. "Não sei se vou para a São Silvestre, pois tenho de conversar com meu treinador. Por mim, deixaria para o ano que vem", completou.
 
Feminino - No feminino, a vitória da queniana foi bem mais tranqüila. Ednah Mukhwana assumiu a ponta logo no início da prova e seguiu sem dificuldade para sua primeira vitória no país. "Um percurso muito bom, mas achei muito úmido. De qualquer forma, é bom vencer sempre", declarou a atleta da equipe Luasa, do maratonista Luiz Antonio dos Santos, e que confirmou presença na Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro.
 
Vencedora em duas oportunidade, a brasileira Sirlene Pinho disse que sentiu o clima neste domingo. "Parece que está bom, mas o clima é abafado e dificultou muito para correr. Estou feliz com o segundo lugar diante disso, pois ainda melhorei meu terceiro lugar de 2011. Foi uma boa preparação para a São Silvestre e espero brigar pelos primeiros lugares também, afirmou a vice-campeã.
 
Resultados
 
Geral
 
Masculino
 
1) Belete Terefe (Etiópia), 45min39seg
2) Rafael de Novais (Brasil), 45min45seg
3) Abubaka Hamisi (Tanzânia), 46min00seg
 
Feminino
 
1) Ednah Mukhwana (Quênia), 55min03seg
2) Sirlene de Pinho (Brasil), 56min12seg
3) Valdilene Silva (Brasil), 57min05seg
 
Militar
 
Masculino
 
1) Leandro Oliveira 47min03seg
2) Jaildo Santos, 52min47seg
3) Josilo de Lima, 53min21seg
 
Feminino
 
1) Gisele de Jesus, 58min23seg
2) Josilene Santos, 59min54seg
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook