Vencedores de 2010 e tricampeã brasileira chegam a Campo Grande

Conceição Oliveira é uma das favoritas a vitória / Foto: Luiz Doro / adorofoto

São Paulo - Não faltarão desafios para os fundistas brasileiros na disputa da quinta etapa do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (9), em Campo Grande. Entre os favoritos, Valdir Oliveira e Edielza Guimarães brigam pelo bicampeonato da prova, que venceram em 2010, ano em que foram campeões do País. 
 
Tricampeã nacional de corrida de rua, Conceição Oliveira é outra adversária a ser batida. E o contingente africano chega com quatro fundistas na busca pelo topo do pódio. A corrida terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Campeões brasileiros em 2010, com uma dobradinha vitoriosa na etapa de Campo Grande, Valdir Oliveira e Edielza Guimarães passam por uma fase muito parecida nesta temporada. Os dois passaram a integrar a equipe Gran Cursos/Caixa e estão de volta às primeiras posições do ranking - ele em 7º lugar, com 80 pontos, ela em 3º, com 115 pontos. Os dois também foram os melhores brasileiros na prova de Belo Horizonte do Circuito Caixa, no último dia 26. 
 
A disputa na elite feminina deve ser a mais acirrada, com a participação de cinco entre as dez primeiras do ranking brasileiro de corrida de rua. Além de Edielza, o pelotão das mulheres terá Conceição Oliveira, atual vice-líder com 118 pontos e tricampeã brasileira (2005, 2008, 2011). Conceição foi a segunda melhor brasileira (7ª geral) na Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, no dia 26, e promete dar trabalho às adversárias em Campo Grande. Kleidiane Barbosa Jardim, 4ª do ranking com 111 pontos, Maria Bernadete Cabral, 5ª, com 102 pontos, e Joelma de Jesus, a 6ª, com 92 pontos, também estão na prova.
 
Força africana - O contingente africano em Campo Grande terá quatro nomes de peso na briga pelo topo do pódio, todos do Quênia. No pelotão masculino, estão Joseph Kachapin Aperumoi, vencedor da Meia Maratona de São Paulo e das 10 Milhas Garoto em 2012, Hillary Kipgetich Kibet, campeão da Meia Maratona de Curitiba em 2012 e de três etapas do Circuito CAIXA entre 2011 e 2012. No pelotão feminino, estão Consolata Cherotich, vice-campeã das etapas de Uberlândia e Belo Horizonte do Circuito Caixa, e Jacklyne Chemwek Rionoripo, que coleciona cinco medalhas de ouro na competição, a última delas de Belo Horizonte.
 
Padrinho da prova - O medalhista olímpico Cláudio Roberto de Souza será o padrinho do Circuito Caixa em Campo Grande. Cláudio participará de uma conversa com 250 crianças na Associação Atlética Pioneira (Rua Barão de Campinas, 187 - Jardim Colonial, Campo Grande), nesta sexta-feira (7), às 14h30. No domingo, dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.
 
Um dos dez melhores da história do ranking nacional em suas provas, o ex-velocista integrou a equipe nacional na semifinal dos Jogos de Sydney/2000 e ajudou na classificação do quarteto que, na final, conquistou a medalha de prata. Cláudio virou titular no ano seguinte, quando o revezamento foi finalista no Mundial de Edmonton. No Mundial seguinte, em Paris/2003, fechou o revezamento para a equipe que conquistou a prata.
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de Campo Grande receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (7/6), das 10 às 20 horas, e no sábado (8/6), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Norte Sul Plaza (Av. Presidente Geisel, 2300, Rodovia BR 356). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 6 horas às 7h30, e devolvê-lo após o evento.
 
Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu três cidades: Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte. Depois de Campo Grande, segue para Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo e Brasília. As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.