Trent Grimsey e Ashley Grace Twichell vencem o Rei e Rainha do Mar

Transição masculina / Foto: Lucas Figueiredo

Rio de Janeiro - A água fria da Praia de Copacabana não foi obstáculo para os principais maratonistas aquáticos do mundo, que na manhã deste domingo (16) disputaram o Desafio Rei e Rainha do Mar. Com percurso de 5 voltas (750 metros no mar e 50 metros na areia),  as provas tiveram muito equilíbrio. No masculino, o título ficou mais uma vez com o australiano Trent Grimsey, vencedor pela terceira vez. Já no feminino, a vitória foi da norte-americana Ashley Grace Twichell.
 
A primeira disputa foi a masculina. Nas primeiras três voltas, Trent Grimsey manteve-se nas últimas posições, sem perder contato com os líderes. Nas duas últimas ele acelerou e colocou-se entre os primeiros colocados. A chegada foi muito disputada, até a areia, com o brasileiro Allan do Carmo, que acabou na segunda posição. O terceiro lugar ficou com o sul-africano Chad Ho.
 
“Estou feliz que a minha estratégia funcionou. Venho para essa competição todos os anos e o nível aumentou muito. Está ficando mais difícil de ganhar, mas me sinto como um rei”, comenta o atleta. Além de sagrar-se tricampeão do desafio, Trent é recordista mundial da travessia do Canal da Mancha. Para o brasileiro Alan Lopes do Carmo, o segundo lugar teve gosto de vitória. “Machuquei o dedo antes do evento e mesmo assim me saí muito bem. Estou muito feliz com meu resultado. Fiz uma prova forte e recuperei posição. Já fui quinto, quarto e agora conquistei o segundo lugar. Não fui o rei, mas fiquei com a coroa de príncipe”, brinca Alan.
 
Na prova feminina, a brasileira Poliana Okimoto chegou a cruzar a terceira volta em primeiro lugar, mas foi ultrapassada pela norte-americana Ashley Grace Twichell, que manteve a liderança e tornou-se a nova Rainha do Mar. Entre suas principais conquistas está a medalha de bronze nos 5 km do Mundial de 2011. “Ano passado fiquei em segundo por isso vim com muita vontade de ganhar. Não considero uma vingança. Sempre que competimos queremos ganhar. A água estava bem fria, mas já estou acostumada pois moro na Califórnia”, comenta Ashley.Poliana ficou na segunda colocação e Zsofia Balazs, do Canadá, na terceira, numa disputa decidida nos últimos metros. “Eu ficaria mais feliz se tivesse ganho a prova, mas estou contente com o resultado.. A gente fica meio nervosa, voltando de uma olimpíada. Jamais imaginaria que sairia daquele jeito. Voltar a competir bem é muito importante pra mim”, finaliza Poliana.
 
Resultado Desafio Rei e Rainha do Mar
 
Masculino
 
1) Trent Grimsey (AUS) – 41m22s
2) Allan Lopes (BRA) – 41m24s
3) Chad Ho (AFS) – 41m25s
4) Valerio Cleri (ITA) – 41m26s
5) Luis Rogerio Arapiraca (BRA) – 41m30s 
6) Samuel de Bona (BRA) – 41m32s
7) Oussama Mellouli (TUN) – 41m33s
8) Alexander Studzinski (ALE) – 41m41s
9) Lucas da Cruz (BRA) – 41m45s
10) Rafael Gonçalves (BRA) – 44m54s
 
Feminino 
 
1) Ashley Grace Twichell (EUA) – 44m15s
2) Poliana Okimoto (BRA) – 44m40s
3) Zsofia Balazs (CAN) – 45m11s
4) Ana Marcela Cunha (BRA) – 45m14s
5) Nadine Reichert (ALE) – 45m16s
6) Betina Lorscheitter (ALE) – 46m16
7) Izabela Fortini (BRA) – 46m13s
8) Lexie Kelly (EUA) – 46m57s
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook