Rocinha De Braços Abertos revela a comunidade

A nova realidade da Rocinha pacificada tem no esporte um de seus principais pilares / Foto: FOTOCOM.NET

Rio de Janeiro - A nova realidade da Rocinha pacificada tem no esporte um de seus principais pilares. Neste cenário, o projeto "De Braços Abertos", que chega a sua segunda edição, se destaca entre os demais. 
 
No dia 24 de março, cerca de 2.500 amantes das corridas se reunirão para provas de 5 e 10km. O evento também promove minicorridas para as crianças e os concursos culturais "Grafite Seu Esporte" e "Fotografe Esta Ideia".
 
Nas provas de corrida, aqueles que moram na Rocinha poderão interagir de uma forma diferente com os locais pelos quais costumam passar diariamente, enquanto os corredores que não vivem no local terão a oportunidade única de conhecer esta que é a maior comunidade da América Latina.
 
"Diria que uma corrida na Rocinha tem não um, mas vários pontos positivos. Trajeto diferente, diversos tipos de terreno, ausência de monotonia... Além das questões esportivas, ainda podemos destacar a entrada das pessoas nas comunidades sem o preconceito que algumas ainda têm", destacou Luciana Toscano, treinadora da equipe Toscano.
 
O percurso de 5km consiste em 2km de subida pela Estrada da Gávea, até passar no Portão Vermelho, que dá acesso ao Parque Ecológico, onde as trilhas, com cerca de 1km, irão deixar a disputa ainda mais emocionante. Ao sair do Parque Ecológico, o percurso segue pela Rua 1, onde becos e escadarias vão proporcionar aos atletas grande contato com a comunidade, até chegar à passarela, na reta final da prova.
 
Já o trajeto de 10km é o mesmo da prova de 5km até a saída do Parque Ecológico, quando os atletas seguem para enfrentar a subida do Laboriaux onde vão encarar uma ladeira bem íngreme, com aproximadamente 500 metros, seguida de 600 metros de mata fechada e muita trilha em terra, até sair na Estrada da Gávea. Neste ponto, os corredores irão se deparar com o contraste do Condomínio das Mansões e a comunidade, entrando então no Beco 199. A partir daí, os participantes subirão uma grande escadaria e descerão por becos e vielas até a entrada da Rua 1, onde passarão por Becos Cesário, Galo Nervoso, e chegarão à passarela para concluir os 10km.
 
Adote um Atleta terá apoio da Asics - Como na primeira edição do projeto, o “Adote Um atleta” está confirmado. Ação premiará os campeões da categoria Comunidade, Masculino e Feminino, com um ano de material esportivo da Asics e treinos na equipe "G Luz Top Team". 
 
O "De Braços Abertos" também promoverá atividades para aqueles que querem uma maior integração com a cultura local através das ações "Grafite seu Esporte", que levará, pelas mãos de artistas da comunidade, arte para o entorno do percurso, e o "Fotografe essa Ideia", que premiará nas categorias amador e profissional as melhores fotografias do evento. E como criança e esporte têm tudo a ver, o evento ainda contará com minicorridas, de distâncias variáveis, para crianças de até 12 anos. 
 
 
Mais informações:
www.projetodebraçosabertos.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook